Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

13 de janeiro de 2009

SALA DE SITUAÇÃO DA DENGUE VERÃO 2009 É INAUGURADA NO RJ


Rio de Janeiro inaugura nova unidade de combate à dengue

A Sala de Situação da Dengue Verão 2009 foi inaugurada na segunda-feira (12) na sede Defesa Civil do Estado do RJ, no município do Rio. O objetivo, informou o superintendente de Vigilância em Saúde da Secretaria Estadual de Saúde e Defesa Civil, Vítor Berbara, é unificar as ações de vigilância específicas para o monitoramento da dengue durante os meses do verão.

Resultado de esforço conjunto dos governos federal, estadual e municipal, a Sala de Situação da Dengue reúne os Centros de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (Cievs), com foco em dengue,do Ministério da Saúde, da Secretaria Estadual de Saúde e Defesa Civil e da Secretaria Municipal de Saúde do Rio do Janeiro.

Com a inauguração da Sala de Situação da Dengue, o sistema público de saúde pretende dar resposta mais rápida a determinadas situações que surgem em algumas localidades, acrescentou Berbara.

Como as informações são trabalhadas diariamente, isso possibilitará que as autoridades possam atacar com mais agilidade qualquer problema que for identificado em uma região. A Sala de Situação da Dengue terá capacidade também de determinar variações no comportamento geográfico e epidemiológico da doença de forma mais rápida que o sistema convencional de vigilância em saúde.

Sete técnicos, dos quais três da esfera estadual e quatro do município e da União, sendo dois de cada órgão, trabalharão na Sala de Situação da Dengue em turnos de 40 horas semanais. “E ficarão também de sobre-aviso durante a noite e nos fins-de-semana”, revelou o superintendente.

A DENGUE EM 2009

Ele afirmou que em relação à dengue, o estado do Rio de Janeiro não está atravessando nenhuma situação anormal. Apenas casos esporádicos, “o que é normal, porque a dengue é uma doença endêmica. E não temos em nenhuma das regiões visto nenhuma anormalidade em relação ao padrão "epidemiológico”. Disse que a unidade inaugurada hoje terá mais capacidade de pegar os dados e analisá-los para que a resposta seja dada com maior rapidez.

Berbara esclareceu que, até o momento, existem apenas ameaças de dengue, em especial no norte e noroeste fluminenses, por causa das recentes enchentes. Lá, as chuvas aumentam a possibilidade de se ter uma reprodução do mosquito Aaedes aegipty e, em conseqüência, o surgimento de casos novos.

O superintendente lembrou que, além de existir hoje maior entrosamento entre os níveis de governo para combate à dengue no país, o planejamento que resultou na criação dessa nova unidade teve início no meio da epidemia do ano passado. “E nós estamos colocando em prática algumas decisões que foram tomadas durante esse planejamento. A unidade-resposta é uma delas”.

Berbara afirmou que a população não deve esquecer os cuidados necessários para evitar a dengue. “Principalmente nesta época de verão, quando ocorrem na região Sudeste chuvas intensas, possibilitando a proliferação de focos do mosquito, a gente deve estar sempre lembrando que o mosquito gosta de se reproduzir dentro das nossas casas e nos locais de trabalho. Então, a gente deve evitar qualquer coleção de líquido que propicie um ambiente para essa reprodução do mosquito”. (Fonte: Alana Gandra/ Agência Brasil/Ambiente Brasil)

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br