Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

13 de janeiro de 2009

PRESERVAÇÃO DE RIOS E ANIMAIS EM EXTINÇÃO É META DO MMA

Brasília - A presidente substituta do Instituto Chico Mendes, Silvana Canuto, e o ministro Carlos Minc, na apresentação da série sobre espécies ameaçadas de extinção

Brasil precisa avançar na preservação de rios e no combate ao tráfico de animais, diz IBGE

Brasília - O peixe-boi, a arara-azul e o mico-leão estão entre as espécies escolhidas para estrelar uma série de vídeos educativos sobre animais em extinção, lançada hoje (13) pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Luana Lourenço
Repórter da Agência Brasil

Brasília - A qualidade das águas dos rios brasileiros está longe de alcançar patamares ideais. O diagnóstico é do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e consta da terceira edição do relatório dos Indicadores de Desenvolvimento Sustentável 2008 (IDS 2008), divulgado hoje (4). De acordo com o levantamento, nenhum rio ou represa do país alcançou a classificação ótima no Índice de Qualidade da Água (IQA).

O IDS analisou 23 indicadores divididos nos temas atmosfera, terra, água doce, oceanos, mares e áreas costeiras, biodiversidade e saneamento. Segundo o IBGE, os resultados do levantamento referentes à área ambiental apresentam os indicadores mais negativos ou em evolução lenta.

Os resultados mais preocupantes em relação à qualidade da água, segundo o IBGE, foram registrados no Rio Tietê, em São Paulo, Rio Iguaçu, na região metropolitana de Curitiba (PR), e Rio das Velhas, que corta Belo Horizonte. A situação também é crítica na bacia do Paraguaçu, que banha a região do Recôncavo Baiano e no Rio Ipojuca, em Pernambuco.

De acordo com o IBGE, a contaminação por resíduos domésticos e industriais já começa a provocar escassez de disponibilidade de água de qualidade mesmo em áreas com abundância de recursos hídricos.

Outro resultado que aponta para a necessidade de acelerar as políticas ambientais no país é o aumento do número de espécies ameaçadas de extinção e o avanço de registro de animais comercializados ilegalmente, apontados pelo IBGE.

Entre 1989 e 2004, o número de espécies ameaçadas de extinção no Brasil saltou de para 398 para 627. Segundo o IBGE, os grupos que apresentam maior número de espécies ameaçadas são as aves, os peixes de água doce e os insetos, com 160, 142 e 96 espécies, respectivamente.

Em relação ao tráfico de animais, o IBGE calcula que, anualmente, 38 milhões de animais são comercializados internacionalmente e o Brasil é um dos principais fornecedores, responsável por 10% do mercado. Em 2005, mais de 37 mil animais que seriam comercializados ilegalmente dentro e fora do país foram apreendidos, mais que o dobro do número registrado em 2000.

SAIBA MAIS:

Brasil tem mais de 600 espécies de animais ameaçadas de extinção

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br