Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

13 de janeiro de 2009

VIROSE EM MONGAGUÁ (SP) ATACA CENTENAS DE TURISTAS - ÁGUA PODE SER A CAUSADORA

Rio Mongaguá ao lado da Feira de Artezanato, Centro Mongaguá SP (Foto: Marco Mountian)

Adolfo Lutz analisa amostra de água de Mongaguá/SP

Diante de centenas de casos de gastroenterite em Mongaguá, município da Baixada Santista a 86 quilômetros de São Paulo, a Diretoria de Saúde local decidiu anteontem encaminhar ao Instituto Adolfo Lutz, da capital, amostras de sangue e fezes colhidas dos pacientes - moradores e turistas -, bem como água encanada, mineral e do mar.

De acordo com a prefeitura, o número de pacientes com mal-estar, vômito e diarreia que foram tratados no Pronto-Socorro de Mongaguá já chega a 400. Os primeiros casos da virose ainda desconhecida foram registrados em 26 de dezembro. Desde então, mais de mil atendimentos de casos com os mesmos sintomas, mas com menor gravidade, já foram realizados na rede pública.

O prefeito, Paulo Wiazowski Filho (DEM), acredita que lixo acumulado nas ruas pode ter sido levado até a praia pelas chuvas e contaminado o mar. "A informação que chegou até nós foi a de forte odor da água do mar", afirmou, lembrando ainda que, como não há banheiros nos quiosques da orla, muitas pessoas que passaram a virada do ano no local utilizaram a praia como sanitário. De acordo com a Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb), 2 das 6 praias de Mongaguá - Santa Eugênia e Agenor de Campos - apresentam condições impróprias.

Wiazowski Filho mencionou também a suspeita de que a virose tenha sido transmitida pela água distribuída pela Companhia de Saneamento Básico (Sabesp), por causa da tonalidade da água que saía das torneiras - segundo o prefeito, mais escura. "A quantidade de chuva na cabeceira da serra foi muito grande. A Sabesp não consegue uma clorificação dessa água em função de todo esse acúmulo."

O prefeito foi contestado pelo superintendente da Sabesp na Baixada Santista, Reynaldo Young, que assegura não ter havido nenhum problema no abastecimento nem reclamação da população quanto à água.

"A Sabesp garante a potabilidade da água. Na Baixada Santista, mais de 18 mil análises são realizadas por mês. Nas estações de tratamento, o monitoramento é feito de hora em hora", disse Young, alertando que o perigo pode estar no consumo de bicas e fontes e que muitos compram água em galões de origem desconhecida. (Fonte: Rejane Lima/ Estadão Online)


INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

3 comentários:

  1. Minha familia toda teve virose e nós compramos agua só que a piscina de casa é agua da sabesp eu acredito que essa virose venha do contato um com o outro ou seja pelo ar pois é muito estranho são sintomas diferentes aqui em casa eu tive apenas diarréia e dor no torax,minha filha já teve vomito meu filho vomito e diarréia,minha esposa apenas algumas horas de diarréia, infelizmente nossa cidade não tem médicos competentes não tem hospital que presta,os funcionarios de hospitais e postos de saúde poderiam trabalhar em cemitério pois não tem nenhuma condição de atendimento os funcionarios de plantão parecem que estão lá só pra cumprir horário como são concursados não estão nem aí pra população.vamos ver se com nosso amigo Paulinho isso acaba espero!! sou morador a 18anos em mongaguá sempre que presisei de atendimento nunca fui atendido tenho que ir para itanhaém em clinicas particulares!

    ResponderExcluir
  2. Estive em mongaguá, em 2009 e acho um dos melhores municípios do Brasil para mora e viver,e moro SP e este é município um dos piores lugar para morar.
    Descupe os Paulistas, mas não tem como comparar.

    ResponderExcluir
  3. Grato por utilizar uma de minhas fotos e postar os créditos,abraços.

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br