Amanda Mota
Repórter da Agência Brasil - 17/03/2009
Manaus - Cinco municípios do Amazonas estão em situação de emergência por causa das constantes e fortes chuvas que têm sido registradas nessas áreas e pela conseqüente cheia dos rios. As cidades de Atalaia do Norte, Barreirinha, Benjamin Constant, Guajará e Tabatinga estão sendo acompanhadas pela Defesa Civil do estado, que enviou duas equipes para percorrer a região e, com isso, avaliar a situação de cada localidade.
Além desses municípios, que se situam em áreas diferentes do Amazonas, o ramal Cachoeira da Morena, localizado próximo à Hidrelétrica de Balbina, no município de Presidente Figueiredo – a 107 quilômetros de Manaus – também sofre com as alagações. Por causa das chuvas, algumas escolas tiveram as aulas suspensas.
“Apesar dessa situação, felizmente nenhum município está em estado de calamidade pública", disse o coronel Roberto Rocha Guimarães, do Subcomando de Ações de Defesa Civil, ao acrescentar que o quadro atual desses municípios se caracteriza por enchentes graduais e inundações bruscas.
De acordo com a chefe do Instituto Nacional de Meteorologia no Amazonas (Inmet/AM), Lúcia Gularte, desde outubro do ano passado, o estado registra chuvas acima da média em função do fenômeno La Niña. A meteorologista ressaltou, contudo, que a intensidade do fenômeno está diminuindo e que as chuvas são normais para esta época do ano.
“O La Niña causou chuvas fora do período em mais de 50% dos municípios do estado e na Região Norte como um todo. Essas chuvas que estão ocorrendo estão normais para o período. Estariam anormais se estivessem acima da média, mas a previsão climática indica que as chuvas vão entrar na normalidade nos próximos seis meses”, explicou.
O fenômeno La Niña é o resfriamento das águas superficiais do Oceano Pacífico. Por causa dessa situação climática, ocorre, por exemplo, a formação de áreas de instabilidade.
Na avaliação do gerente de Hidrologia do Serviço Geológico do Brasil, Daniel Oliveira, apesar da situação de emergência nesses municípios, ainda é cedo para afirmar que o ano de 2009 terá uma das maiores médias históricas de cheia de rios. Segundo Oliveira, a maior cheia do estado do Amazonas foi registrada em 1953. De acordo com ele, em Manaus, para se ter uma idéia da influência das chuvas nos rios, o nível das águas sobe quatro centímetros por dia.
“Temos registrado, em Manaus, por exemplo, uma subida normal e moderada para o período. Hoje o nível da água na capital do Amazonas é 26,81 metros, ou seja, seis centímetros abaixo em relação a essa mesma data no ano de 1953, quando houve a maior cheia no estado. Ainda não temos como dizer se teremos uma cheia maior porque elas só ocorrem em junho no estado”.
De acordo com o Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), a maior quantidade de chuvas nos últimos dias foi registrada nas áreas sudoeste, oeste e noroeste do Amazonas, nos municípios de Eirunepé, Envira, Ipixuna, Tabatinga e São Gabriel da Cachoeira. A tendência é que a partir de abril as chuvas se desloquem para o norte do estado.
INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.
Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,
....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....
COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!
E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br