Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

16 de julho de 2011

ABERTO EDITAL PARA ESTUDO DE PROTEÇÃO DO AQUÍFERO GUARANI



ANA contrata estudo para proteção do Aquífero Guarani

A Agência Nacional de Águas (ANA) está com um edital aberto para contratação do “Estudo da Vulnerabilidade Natural à Contaminação e Estratégias de Proteção do Sistema Aquífero Guarani nas Áreas de Afloramento”, cuja duração prevista é de dois anos. 


Até 2 de agosto, as empresas interessadas que atenderem a todas as exigências do edital poderão enviar suas propostas para a ANA para participar da licitação na modalidade de concorrência. 


O estudo tem o objetivo de avaliar regionalmente a vulnerabilidade do Sistema Aquífero Guarani (SAG) à contaminação, estabelecendo uma base técnica para o planejamento das ações e medidas de proteção e controle das águas subterrâneas.

O trabalho será uma referência de apoio a decisões dos órgãos estaduais gestores dos recursos hídricos subterrâneos que fazem parte do SAG. O estudo abrange as áreas de afloramento do Sistema Aquífero Guarani, regiões onde o aquífero aparece à superfície do terreno, as quais ocupam 87.400km² do território brasileiro, o que equivale aproximadamente à soma dos estados do Rio de Janeiro e do Espírito Santo. Tais áreas englobam parte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. O SAG como um todo também abrange parcialmente Argentina, Paraguai e Uruguai.

No que diz respeito à avaliação da contaminação das águas subterrâneas, o trabalho prevê um cadastro e um mapa de fontes potenciais de poluição, além de mapas de uso e ocupação do solo e de perigo de contaminação. 



O estudo também deve propor estratégias de uso e proteção das águas do Sistema Aquífero Guarani. Nas áreas de maior vulnerabilidade e perigo de contaminação, deverão ser propostas áreas de proteção de aquíferos e perímetros de proteção de poços de abastecimento, visando à proteção da qualidade das águas subterrâneas.

Para execução do Estudo da Vulnerabilidade Natural à Contaminação e Estratégias de Proteção do Sistema Aquífero Guarani nas Áreas de Afloramento deverão ser produzidos mapeamentos geológico e hidrogeológico em escala 1:250.000. Além disso, o trabalho fará um cadastro de poços nessas regiões e elegerá uma rede de poços para medições quantitativas e qualitativas da água.

Fonte: ANA. - AGUAONLINE



BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br