Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

19 de julho de 2011

SOS RIOS E RIBEIRÕES DE LONDRINA (PR) - UMA BOA IDÉIA PARA SER ADOTADA


  • Sanepar vai reforçar exigência de caixa de gordura em imóveis de Londrina
  • Juliana Leite




Com o intuito de impedir que as águas de rios e ribeirões de Londrina fiquem poluídas com o despejo de resíduos alimentares, a Sanepar vai reforçar a exigência do instalação e da manutenção de caixas de gorduras em imóveis residenciais e comerciais. O uso do equipamento é previsto pelo município e atende a uma recomendação do Ministério Público (MP) de Londrina.
A gerente regional da Sanepar em Londrina, Mara Lúcia Kalinowski, explicou nesta segunda-feira (18) que com a chegada do tempo frio, os detritos gordurosos despejados ficam endurecidos nos encanamentos e galerias pluviais. Segundo ela, isso pode gerar entupimento e refluxo do esgoto nas residências e nas ruas da cidade, que neste caso, a situação piora nos dias de chuva.
Além disso, todo o material que é despejado de forma inadequada percorre as galerias pluviais e atinge as águas da cidade. "O tratramento da Sanepar não é químico e, por isso, algumas substâncias que não são biodegradáveis vão continuar a poluir a água", explicou.
Mara Lúcia disse que o equipamento pode ser encontrado nas lojas especializadas e sua manutenção deve ser feita de 3 a 6 meses, dependendo da utilização. "Deve-se adotar o mesmo critério do reservatório de água domiliciliar, de no máximo seis meses", apontou.
Os restaurantes e lanchonetes são os principais pontos onde o problema de manutenção e falta de uso ocorrem. "Houve uma mudança de ocupação muito grande em Londrina. As casas antigas viraram lanchonetes ou até mesmo foram destruídas e viraram esses pequenos shoppings. Os estabelecimentos de alimentos são os que produzem mais esse tipo de esgoto", comentou.
De acordo com ela, não é papel da Sanepar multar ou notificar os imóveis. "Isso quem faz é o próprio município, atraves da Vigiância Sanitária. Nós vamos cobrar e orientar as pessoas", ressaltou. A gerente regional da empresa disse que quem tiver dúvidas sobre a utilização e como fazer a manutenção do equipamento poderá ligar para o telefone 115. Fonte: LONDRINA - O DIÁRIO
BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br