Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

19 de julho de 2011

CODEVASF IMPLANTANDO PROJETOS DE IRRIGAÇÃO E USO RACIONAL DA ÁGUA HÁ 37 ANOS




Codevasf comemora 37 anos de atuação

Vinculada ao Ministério da Integração Nacional (MI), a Codevasf direciona investimentos públicos para construção de obras de infraestrutura, particularmente para a implantação de projetos de irrigação e de aproveitamento racional dos recursos hídricos. Atualmente, a Companhia possui 25 perímetros públicos de irrigação instalados ao longo do vale do São Francisco, ocupando uma extensão de aproximadamente 125 mil hectares de área irrigada.


Neste sábado, 16 de julho, a Codevasf completou 37 anos de existência. Precedida pela Comissão do Vale do São Francisco e pela Superintendência do Vale do São Francisco, a Companhia tem sua história associada à importância do “Velho Chico” no âmbito do crescimento social e econômico brasileiro. A empresa, que já atuava nos estados de Minas Gerais, Bahia, Sergipe, Pernambuco e Alagoas, a partir de 2000, teve sua área de atuação estendida para vale do Parnaíba e, no início de 2010, essa passou a incluir também os vales do Itapecuru e Mearim, no Maranhão.

O vale é hoje um dos principais produtores do país de culturas de alto valor agregado, das quais as frutas são o carro-chefe e respondem por parcela significativa das exportações brasileiras, além de abastecer o mercado interno. Dessa forma, a empresa investe na aplicação de novas tecnologias, diversificação de culturas, capacitação e treinamento de produtores rurais, bem como realiza pesquisas e estudos socioeconômicos e ambientais e proporciona a geração de emprego e renda.
Com relação às ações de revitalização das bacias, a Codevasf tem coordenado obras de contenção de encostas, recomposição de matas ciliares, implantação de sistemas de esgotamento sanitário, coleta, tratamento e destinação de resíduos sólidos nos estados onde atua. Esse é o Programa de Revitalização das Bacias Hidrográficas dos Rios São Francisco e Parnaíba, que, entre 2007 e 2010, teve investimentos de R$ 2,7 bilhões por parte do governo federal. A esse programa, foi incorporado o “Água para Todos”, que tem a finalidade de levar água de qualidade para o consumo humano e uso na agropecuária em comunidades que estejam situadas até 15 quilômetros de distância das margens do Velho Chico.
A Codevasf implementou, ainda, o Programa de Aquicultura e Recursos Pesqueiros, com a construção e operacionalização de sete Estações de Piscicultura, hoje denominadas de Centros Integrados de Recursos Pesqueiros e Aquicultura. O objetivo é a produção de alevinos de espécies de peixes de importância econômica, como fomento à piscicultura comercial e ecológica, visando também à recomposição da ictiofauna.
A Hidrovia do São Francisco também vem ganhando uma atenção especial do Ministério da Integração Nacional e da Codevasf nos últimos anos. Ela foi contemplada com recursos do Programa de Revitalização, visando à manutenção e recuperação de margens de 595 quilômetros de leito navegável. O investimento se deve ao fato de a hidrovia, associada aos transportes ferroviário e rodoviário, representar um vetor de desenvolvimento para a região Nordeste. É com essa visão que o MI e a Codevasf vêm trabalhando em parceria com o Banco Mundial (BIRD) para elaborar um modelo de gestão para o corredor multimodal de transporte, visando, com isso, ampliar e facilitar o escoamento da produção do vale. De acordo com os levantamentos preliminares da instituição, o projeto deve beneficiar vários estados em setores produtivos importantes, como produção agrícola e segmentos associados, agroindústria e produção de gado.
A Codevasf também tem a proposta de capacitar a população que reside nos vales. Para isso, desenvolve o Projeto Amanhã, a partir do qual já capacitou cerca de 25 mil jovens, filhos de produtores rurais, em segmentos como apicultura, piscicultura, ovinocaprinocultura e fruticultura, bem como em áreas não-agrícolas, a exemplo de corte e costura, artesanato, cabeleireiro, manicure, produção de doces, entre outras. O Programa de Apoio aos Arranjos Produtivos Locais (APLs) é outra iniciativa importante da Companhia, que incentiva a estruturação de diversos empreendimentos, respeitando a vocação econômica de cada região.
Fonte para edição no Rema:
Marcelo Luiz - marcelolct@hotmail.com
É o Núcleo de Estudos e Articulação sobre o Semiárido (NESA), da Fundação Joaquim Nabuco, divulgando a realidade do Nordeste seco.
ENVIADO POR  João Suassuna — UFPE



BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br