Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

16 de julho de 2011

SOS RIO CAPIVARI - CAMPOS DO JORDÃO (SP) - FINALMENTE A ESTÂNCIA TERÁ SEUS ESGOTOS TRATADOS




Limpeza do Rio Capivari 


Domingo na Praça Pinho Bravo ato comemora momento histórico 
        

No próximo domingo, dia 17, às 10h, Campos do Jordão celebrará um momento histórico. É quando acontecerá o anúncio oficial do início das obras para a construção da Estação de Tratamento de Esgoto. Trata-se de um evento que marca o retorno da vida ao Rio Capivari, um ribeirão que há décadas vem sendo atingido em cheio por dejetos lançados pela Sabesp da “Suíça Brasileira”.
 
Para festejar esse renascimento, o Instituto Pinho Bravo preparou um ato que terá início às 10h na Praça do Pinho Bravo (em frente ao Posto Esso do Capivari). Aludindo ao impacto que o rio recuperado trará às novas gerações, as estrelas do evento serão as crianças. Elas irão pintar um peixe que 50 anos atrás habitava o ribeirão que corta a cidade: o lambari da mantiqueira



Posteriormente, os pequenos lançarão réplicas desses peixes no rio – que fique claro: réplicas feitas de folhas de árvores. “Por isso é fundamental que os pais levem seus filhos. Participando desde pequenos, eles começam a assimilar a importância de se conviver com um rio cristalino e cheio de peixes”, diz o atual presidente do Pinho Bravo, Walter Vasconcelos.
 
Quem estiver passando pela Praça do Pinho Bravo também verá diversos painéis instalados na margem do ribeirão. Entre outras coisas, eles farão referência ao lambari da mantiqueira e à capivara 
que vivia nas bordas do rio. Também haverá placas com textos abordando aspectos peculiares do Rio Capivari. Os organizadores também prometem uma surpresa no encerramento do evento. “É segredo. Quem estiver conosco no Praça verá o que iremos fazer”, disse Walter Vasconcelos. Autoridades de primeiro escalão também confirmaram presença na cerimônia.
        

Não obstante à participação das crianças, haverá ainda uma homenagem às pessoas que abraçaram a causa do rio. No grupo de defensores destacam-se a decoradora Malu Donato, o físico Jarmuth Andrade, Ricardo Castelfranchi (que há 25 anos defende essa causa), o ex-presidente do Instituto Pinho Bravo, Jerônimo Carlotti, o paisagista Walter Vasconcelos e, mais recentemente, com uma grande atuação, o promotor Jamil Simon
        

A chegada da ETE é resultado de uma luta que começou a ser empreendida há 30 anos. Mais do que celebrar uma vitória, o ato tem um fundo educativo. Ele busca ensinar que uma cidade com clima privilegiado e belezas naturais abundantes, precisa ter um rio que reforce a imagem que Campos passa: “a de uma estação montanhosa, que acima de tudo irradia saúde”. E, não por acaso, classificada como estância hidromineral.
 

Ato Pelo Renascimento do Rio Capivari Data: 17 de julho
Local: Praça do Pinho Bravo - 
Horário: a partir das 10h


Fonte: GUIA CASTELFRANCHI - JORNALISMO PURO - RICARDO CASTELFRANCHI






CLIQUE E CONHEÇA TODA A HISTÓRIA DE
UMA COMUNIDADE DEFENDENDO SEU RIO


BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br