Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

29 de julho de 2011

SOS ÁGUAS MINERAIS MEDICINAIS DE ÁGUAS DA PRATA (SP) - PLANTIO DE CANA AMEAÇA MANANCIAIS



Toda a cidade unida em defesa de seus mananciais

OS RISCOS DE CONTAMINAÇÃO DOS MANANCIAIS DE ÁGUAS DA PRATA (SP)

A bela Estância de Águas da Prata, localizada na divisa de São Paulo e Minas Gerais, ao lado de Poços de Caldas (MG) é famosa pela qualidade de suas águas minerais e medicinais que correm grave risco de contaminação. 


Nas últimas semanas grande movimento na cidade e região mobilizou todas as forças da Estância para tentar salvar de contaminação por agrotóxicos e fertilizantes os mananciais da chamada "Rainha das  Águas",  Estância Hidromineral e Patrimônio da Humanidade, além de região de recarga do Aquífero Guarani.

Uma empresa multinacional espanhola, a "ABENGOA BIOENERGY" arrendou recentemente a fazenda Retiro, em Águas da Prata (divisa de SP e MG) e está preparando a terra para iniciar em setembro, a plantação de cana para produção de etanol de forma indiscriminada. 

Além do plantio da cana de açucar prejudicar o solo, atrapalhando a certificação de diversos produtores de orgânicos da região, ainda pode contaminar (pelo excesso de veneno utilizado no plantio) os mananciais da cidade e de toda a região que é zona de recarga do Aquífero Guarani

Os proprietários de terra, produtores rurais, defensores  da natureza, a população em geral e os poderes públicos unidos estão em luta contra  a plantação da Abengoa.

AMBIENTALISTAS MOBILIZADOS
Apesar de bastante preocupados com o risco de contaminação das fontes de águas minerais de Águas da Prata, com a grande plantação de cana-de-açucar sobre os seus mananciais, diz a ambientalista, Profª Yara Cavini, da ONG ASSOCIAÇÃO GUARDIÕES DA RAINHA DAS ÁGUAS, com quem mantivemos contato telefônico, que o movimento serviu para unir todas as forças ativas da cidade, que estão lutando para preservar o seu bem maior: AS SUAS ÁGUAS !

Segundo a Profª Cavini, o Promotor Público da Comarca, Dr. Donizeti Tavares Moraes, está prestando toda orientação para a comunidade da Estância, no sentido que sejam tomadas todas as providências na defesa dos mananciais de Águas da Prata.

Chefe de Gabinete o Sr. Renato Padula Carile, com quem mantivemos também contato telefônico, nos informou que o Sr. Prefeito Municipal Samuel da Silva Binati preparou com sua equipe jurídica, Projeto de Lei que enviou à Câmara Municipal, tendo sido aprovado por unânimidade, em primeira votação e que deverá ser sancionado nos próximos dias. CLIQUE AQUI e conheça o  Projeto de Lei que o Chefe de Gabinete Renato Carile, gentilmente nos enviou e saiba mais sobre a história de Água da Prata.

Prof. Jarmuth Andrade
Físico e Ambientalista


                            

Ajude a salvar Águas da Prata

Assine e convide seus amigos a assinar o manifesto on line para que seja respeitada a vocação da cidade de Águas da Prata, que é saúde, água pura, turismo sustentável. Diga não à tentativa de se plantar cana em escala industrial, o que será desastroso para nossas nascentes de água medicinal, para os turistas que vão ao Pico do Gavião e os peregrinos do Caminho da Fé. Não se pode sobrepor o interesse de uma única empresa aos de milhares de moradores e turistas da nossa pequena cidade/santuário ecológico.

 www.manifestolivre.com.br/​ml/exibir.aspx?manifesto=p​ratarainha


   (Do Blog: Prata Rainha - Profª Yara Cavini)


VEJA MAIS:


Águas da Prata está em perigo
Moradores de Águas da Prata protestam contra multinacional
Vamos ajudar nossos amigos de Águas da Prata
A hora é agora - jornal o Município
Uma questão de soberania

Vereadores aprovam lei para preservação da Serra da Mantiqueira - (Vídeo EPTV)

Aprovado em primeira votação, por unanimidade, a lei de proteção ambiental


GUARDIOES DA RAINHA DAS ÁGUAS - (COMUNIDADE NO ORKUT)


SE VC PODE AJUDAR A POPULAÇÃO DE ÁGUAS DA PRATA A SALVAR OS SEUS MANANCIAIS DE ÁGUAS MINERAIS E MEDICINAIS, POR FAVOR, ENVIEM SUAS SUGESTÕES E COLABORAÇÕES PARA NOSSO BLOG.


BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

6 comentários:

  1. Parabéns pela iniciativa. O apoio de vocês é muito bem vindo!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, Prof. Jarmuth. Águas da Prata passa pelo maior perigo da sua história e precisamos do apoio de todos. Seu blog é maravilhoso, fácil e agradável de se navegar. Conte conosco sempre e um abraço.

    ResponderExcluir
  3. Antonieta Villas Boas - MG30 julho, 2011 08:50

    Muito boa a reportagem do Blog sobre esta séria ameaça à mata atlântica na região de Águas da Prata e Poços de Caldas, onde temos as melhores fontes de águas minerais e medicinais do país.
    Seria interessante que Minas Gerais também entrasse nessa luta, pois certamente o lençol freático da Estância hidromineral de Poços de Caldas também corre risco de contaminação.
    Assim a CETESB paulista e o FEAM mineiro podem ajudar as populações dessas cidades a proteger os seus mananciais.

    ResponderExcluir
  4. Prof. Jarmuth - SOSRiosBr30 julho, 2011 11:40

    Obrigadão amigas, pelas palavras e incentivos ao nosso trabalho!
    Nós recebemos as denúncias e depois de pesquisá-las, buscarmos mais elementos e julgá-las precedentes apresentamos aos nossos leitores, na grande maioria,ambientalistas e formadores de opinião, para que possam ajudar a comunidade a solucionar seu problema com recursos hídricos.
    Temos certeza que agora com a aprovação da Lei Ambiental de Águas da Prata poderão chegar a um bom termo com a multinacional e o plantio/cultivo/colheita ser realizado dentro das normas legais, sem afetar o meio ambiente e principalmente os preciosos mananciais da região.
    Parabéns ao povo e autoridades pratenses !

    prof. Jarmuth

    ResponderExcluir
  5. Gente, o link da petição tá com defeitooooo!

    Dou o maior apoio e ajudo a divulgar sempre causas boas, mas assim não dá...

    ResponderExcluir
  6. NILZA DOS SANTOS SIMIÃO26 março, 2013 22:50

    NASCI EM AGUAS DA PRATA, MEUS PAIS TAMBÉM, MEUS IRMÃOS, INCLUSIVE MEU AVÔ PATERNO ANTONIO DOS SANTOS, FOI ADMINISTRADOR DA FAZENDA DO RETIRO, SOU CONTRA A PLANTAÇÃO DE CANA, DOU APOIO TOTAL, ELES NÃO DEVEM SABER DO VALOR DAS AGUAS MEDICINAIS QUE TEMOS NA CIDADE, SOU PRATENSE COM MUITO ORGULHO.

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br