Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

12 de julho de 2011

OS PANTANAIS MATOGROSSENSES (MT E MS)


Mapa da Bacia do Alto Paraguai (BAP)


OS VÁRIOS PANTANAIS

O Pantanal mato-grossense é uma área alagável presente nos Estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. É definido como "a maior planície de inundação contínua do planeta", segundo a Comissão Interministerial para Preparação da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (CIMA).

Para o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), um órgão do governo federal, a localização geográfica do Pantanal tem particular relevância.

Ela representa um elo de ligação entre o bioma Cerrado, no Brasil Central, o Chaco, na Bolívia, e a região Amazônica, ao Norte, identificando-se aproximadamente, com aBacia do Alto Paraguai (BAP). O Pantanal mato-grossense possui 138.183 Km² e representa 38,21% da área da BAP.




       O Plano de Conservação da Bacia do Alto Paraguai (PCBAP) dividiu o Pantanal em vários Pantanais, ou seja, várias regiões dentro da maior área alagável do mundo com características próprias de flora, fauna e aspectos físicos. 


No mapa divulgado pelo PCBAP está a Bacia do Alto Paraguai (BAP), com suas unidades ambientais em áreas alagáveis da BAP (na planície do Pantanal) e em áreas não-alagáveis (no planalto da BAP).

Cada uma das divisões do Pantanal possui um número de identificação no mapa divulgado no Resumo Executivo do PCBAP, publicado no ano de 1997.

 São 11 Pantanais catalogados pelo plano:

Pantanal de Barão de Melgaço - localização no mapa: unidade 21
Características: Solos arenosos ou areno-argilosos com concreções de ferro em áreas inundáveis de relevo plano. Terras inundáveis de 3 a 4 meses. Vegetação de Savana. Fauna residente em presença de ninhais. Área de recarga de aqüíferos. Reservas Indígenas Teresa Cristina e Perigara. Turismo e pecuária extensiva. Potencial para preservação e turismo.
Pantanal do Paraguai - localização no mapa: Unidade 22A
Características: Solos arenosos ou areno-argilosos com concreções de ferro em áreas inundáveis de relevo plano. Área de inundação por mais de 6 meses. Vegetação de Savana e Formações Pioneiras. Alta concentração de fauna. Área de reprodução em sistema de piracema para as espécies de: pintado, pacú, cachara, barbado, dourado e curimbatá. Contém o Parque Nacional do Pantanal e a Estação Ecológica Taiamã. Pecuária com pasto nativo.
Pantanal do Taquari - localização no mapa: Unidade 22B
Características: Solos arenosos, de ambientes úmidos com forte presença de material orgânico, em relevo de planície. Área de inundação por 6 meses. Instabilidade dos leitos fluviais. Vegetação de Floresta Estacional e formações pioneiras. Pecuária com pastagem nativa com pouca ocorrência de plantada, bananicultura e pesca.

 Pantanal de Poconé - localização no mapa: Unidade 23
Características: Solos arenosos ou areno-argilosos com concreções de ferro em áreas inundáveis de relevo plano. Área de inundação de 3 a 4 meses. Vegetação de Savana. Área de reprodução de avifauna e de recepção e deposição de sedimentos. Pecuária extensiva em pasto nativo, pesca profissional e turismo. Potencial para preservação e turismo.
Pantanal de Cáceres - localização no mapa: Unidade 24
Características: Solos arenosos ou areno-argilosos com concreções de ferro em áreas inundáveis de relevo plano. Área de inundação de 3 a 5 meses. Concentração de fauna. Vegetação de Savana e Floresta Estacional. Potencial para preservação, turismo e pecuária.
Pantanal do Paiaguás/Nhecolândia - localização no mapa: Unidade 29
Características: Solos arenosos profundos e hidromórficos em relevo de planície. Inundação de 3 a 4 meses ao ano. Concentração de fauna. Vegetação de Savana. Área de recarga de aqüífero. Pecuária extensiva com pastagem nativa. Potencial para pecuária em pasto nativo e para turismo.

Pantanal de Aquidauana - localização no mapa: Unidade 34
Características: Solos arenosos ou areno-argilosos com concreções de ferro em áreas inundáveis com relevo de planície. Áreas de inundação de 3 a 4 meses. Concentração de fauna. Vegetação de Savana. Atividade econômica é a pecuária extensiva. Potencial para preservação.
     
Pantanal do Abrobral / Negrolocalização no mapa: Unidade 36
Características: Solos argilosos e siltosos em relevo e planície, área de inundação por mais de 6 meses. Área de deposição de sedimentos finos de instabilidade dos leitos fluviais. Alta concentração de fauna e presença de capões de matas com sítios arqueológicos. Vegetação de Savana e Formações Pioneiras. Pecuária com pastagem nativa e turismo. Potencial para turismo e pesca.
Pantanal do Miranda - localização no mapa: Unidade 38
Características: Solos argilosos de baixa permeabilidade em relvo de planície, com inundações de 4 a 6 meses ao ano. Vegetação de Savana Gramíneo-Lenhosa e Paratudal (tabebuia). Atividades com rizicultura irrigada e pecuária extensiva com pasto nativo e turismo recreacional e pesqueiro.

Pantanal do Nabileque - localização no mapa: Unidade 39
Características: Solos argilosos com alto teor de sódio em relevo de planície com período de inundação acima de 6 meses. Vegetação de Savana Estépica Gramíneo-Lenhosa e ocorrência de Carandazais, com concentração de fauna. Atividade de pesca profissional e esportiva e pecuária extensiva em pastagens nativas.
Pantanal de Porto Murtinho - localização no mapa: Unidade 44
Características: Solos hidromórficos e argilosos, com concentração de sódio, em relevo de planície. Área de inundação de 4 a 6 meses. Vegetação de Savana Estépica com ocorrência de aves chaquenhas. Atividade de pesca. Potencial para pesca e preservação.

FONTE: RIOS VIVOS.ORG


BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br