Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

26 de setembro de 2011

BACIA DO RIO BRANCO, EM RORAIMA TERÁ QUATRO HIDRELÉTRICAS

 Ponte dos Macuxis, sobre o rio Branco, em Boa Vista (RR)

Aneel aprova inventário para 4 hidrelétricas


26 SET 2011- Folha de Boa Vista


Inventário Hidrelétrico da Bacia do Rio Branco prevê a construção de quatro usinas hidrelétricas em Roraima: Bem-Querer, no próprio rio Branco; Paredão M1, Paredão A e Fé e Esperança, no rio Mucajaí.

O inventário da bacia hidrográfica do rio Branco foi concluído pela Empresa de Pesquisas Energéticas (EPE) e encaminhado em 2010 à Aneel, que pediu mais esclarecimentos sobre o potencial de geração de energia do aproveitamento proposto para Bem-Querer. 



Esta semana a Superintendência de Gestão e Estudos Hidroenergéticos (SGH) da Aneel aprovou, por meio do despacho 3785, publicado no Diário Oficial da União da última quarta-feira, 21, o inventário apresentado pela EPE, cujos trabalhos de campo foram feitos entre 2008 e 2009 pela Empresa Hydros Engenharia Ltda.

Esses estudos totalizam uma potência inventariada de aproximadamente 1.049 megawatts (MW), distribuídos em quatro aproveitamentos (usinas hidrelétricas). No rio Mucajaí, afluente do Branco, foram aprovados os aproveitamentos Paredão M1, com potência instalada de 69,90 MW; Paredão A, com potência instalada de 199,30 MW; e Fé e Esperança, com potência instalada de 71,70 MW. E no rio Branco, foi aprovado o aproveitamento Bem-Querer J1A, com potência instalada de 708,40 MW, que faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal.

De acordo com a senadora Ângela Portela (PT), que acompanha o processo, a aprovação destes estudos inclui as hidrelétricas propostas pela EPE na carteira de usinas disponíveis para elaboração dos estudos de viabilidade e projeto básico. “Estes estudos de viabilidade técnica e econômica (EVTE) já estão previstos no Programa de Aceleração do Crescimento. Então vamos trabalhar agora para que sejam feitas as licitações e contratação das empresas responsáveis por estes estudos, inclusive de impacto ambiental”.

Ângela Portela diz ainda que, apesar da preocupação que investimentos desta natureza podem provocar, a lista de benefícios é ampla. “Vamos acompanhar com atenção para que todos os estudos de impacto ambiental e social sejam feitos, com audiências públicas e muita atenção com as populações envolvidas, para que esses empreendimentos venham acompanhados de investimentos em melhoria das condições de vida, educação, saúde, moradia, saneamento e urbanização”.

A senadora ressalta ainda que a lista de benefícios destas obras vai desde a construção de eclusa, que permitirá a navegabilidade do rio Branco até Boa Vista, inserindo Roraima na maior hidrovia do mundo, até a ampliação da atividade pesqueira e turística no lago que será formado pelo represamento. “Sem contar os ganhos para municípios e para o Estado, com mais arrecadação, inclusive de outros empreendimentos industriais e comerciais que se instalarão em Roraima, com a oferta abundante de energia. A capacidade de geração deste complexo representa quase dez vezes o consumo atual da cidade de Boa Vista”.

Ângela Portela destacou ainda que, ao contrário de outros rios com potencial de aproveitamento energético em Roraima, a região de Bem-Querer, no rio Branco, não faz parte de terra indígena e unidade de conservação federal.

INVESTIMENTO - Com 1.049 megawatts de potência instalada, o Complexo Hidrelétrico Bem-Querer/Paredão representa um investimento do governo federal que pode chegar a 5,5 bilhões de reais. Deste total, 3,5 bilhões seriam aplicados na usina hidrelétrica Bem-querer. Somado à linha de transmissão Manaus/Boa Vista, chega a mais de 6,5 bilhões o investimento previsto pelo governo federal para o setor elétrico em Roraima nos próximos anos.

Com a aprovação do inventário realizado pela EPE, o próximo passo da Agência Nacional de Energia Elétrica é promover a licitação para contratar a empresa que fará os estudos de viabilidade técnica e o projeto básico das usinas. 



Concluída essa fase, que deve durar cerca de um ano, a Aneel estará pronta para realizar a licitação, na modalidade leilão em bolsa de valores, da construção das usinas em si, da mesma forma que foi feito com a Linha de Transmissão Manaus/Boa Vista. 


A previsão de técnicos do Ministério de Minas e Energia, segundo correspondência enviada à senadora Ângela Portela, é que a licitação das quatro usinas ocorra em 2013 e 2014.Fonte: Jornal Folha de Boa Vista


LEIA MAIS:



Hidrelétricas na bacia hidrográfica do rio Branco, artigo de Telma Monteiro 


BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br