Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

28 de setembro de 2011

SUPERFATURAMENTO NA TRANSPOSIÇÃO DO VELHO CHICO FOI NEGADO




Governo nega sobrepreço na renegociação das obras de transposição do São Francisco

BRASÍLIA - Designado pelo ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, para explicar as suspeitas sobre as obras do Rio São Francisco, o secretário de Infraestrutura Hídrica, Augusto Wagner, negou que haja sobrepreço nos contratos que estão sendo renegociados. Ele disse que a previsão de custos aumentou por diversas razões: expectativa de preços maiores nas licitações que ainda serão realizadas para cobrir a inflação de 39% nos custos da construção civil no período; aumento de gastos na gestão dos programas ambientais; e ampliação da quantidade serviços, definidos a partir do detalhamento dos projetos básicos.
30/07/2011
Segundo o secretário, no momento de pico, em março de 2010, a obra teve 9.600 empregados. Hoje, com as paralisações, sobraram 4.300, muitos do Exército. O secretário afirma que os contratempos e a repactuação de preços se deveram à falta de um projeto executivo global, já que os projetos básicos tiveram detalhamento insuficiente para a dimensão das obras:
— As imperfeições dos projetos básicos determinaram atrasos e aumento de custos. Essas imperfeições estão sendo corrigidas pelos projetos executivos detalhados — disse Wagner.
Sem se referir às novas licitações em andamento, para cobrir os saldos remanescentes dos lotes não contemplados pelo limite de 25% permitido em lei para os aditivos, Wagner garante que não há irregularidades ou superfaturamento nas obras gigantescas de transposição do São Francisco.
O presidente do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Jurandir Santiago, informou que respondeu interinamente pela Secretaria de Cidades do Ceará, de 2 de abril a 6 de julho de 2010; antes, era adjunto da pasta. Segundo ele, os convênios que assinou observaram pareceres técnicos e jurídicos e foram feitos “na mais absoluta legalidade”. Santiago disse defender a apuração de irregularidades.
Sobre auditoria do TCU que apontou dívidas sem cobrança, o BNB explicou que a taxa de inadimplência das operações caiu de 37,5% para 3,4% de 2002 a 2010. O banco alegou que optou por aguardar o período proposto em lei para a adesão a renegociações, evitando gastos desnecessários com processos judiciais. Mas o TCU entende que a possibilidade de acordo não desobriga o banco da cobrança.
Quanto às 38,5 mil operações atrasadas, o BNB justificou que, embora não tenha recorrido à Justiça, fez cobranças administrativas dentro dos prazos. E que, do total de dívidas, 61% (R$ 972 milhões) estão sendo cobrados como determinou o TCU.
A Funasa informou que a nova direção, por determinação de Dilma, está reavaliando seus procedimentos. A ordem é observar critérios técnicos para indicação dos superintendentes regionais e implementar indicadores de gestão em toda a estrutura. A Funasa não se pronunciou sobre pressões contra novos dirigentes da Secretaria de Assuntos Indígenas.
ENVIADO PELO COLABORADOR Enf. João Suassuna — last modified 2011-09-28 

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br