Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

26 de setembro de 2011

INPE VAI INSTALAR MÓDULO DE ESTUDOS E PESQUISAS NA ANTÁRTICA



Criosfera 1, preparada no Inpe, funcionará 24 horas por dia sem a necessidade de técnicos para acompanhar as operações, e não emitirá poluentes (Inpe)

Módulo para pesquisas no interior 

antártico

23/09/2011
Agência FAPESP – O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) prepara um módulo de pesquisa que será instalado pelo Brasil no interior da Antártica.
Batizado de Criosfera 1, o módulo chegou a São José dos Campos (SP) para a instalação de sistemas de energia e equipamentos, que será concluída até o fim de setembro. Após esse trabalho, o Criosfera 1 seguirá para Porto Alegre, de onde iniciará a viagem para a latitude 85°S, a cerca de 500 quilômetros do polo Sul geográfico.
“Os equipamentos do módulo estão sendo desenvolvidos, integrados e testados no Inpe. Nós também faremos a adaptação dos sistemas para facilitar a logística na instalação do Criosfera 1 no continente antártico e outros serviços para favorecer o trabalho e a convivência dos pesquisadores no período que irão permanecer no local”, disse Marcelo Sampaio, pesquisador do Inpe, que acompanhará a instalação do módulo no continente gelado, prevista para dezembro.
Financiado pelo Programa Antártico Brasileiro (Proantar), o módulo será o primeiro do tipo instalado no interior antártico a funcionar 24 horas por dia, sem a necessidade de técnicos acompanhando as operações (os dados serão enviados por satélites), e não emitirá poluentes.
Dotada de painéis solares e geradores eólicos, a instalação é tida como sustentável por não utilizar combustível fóssil para o seu funcionamento. Serão coletados dados meteorológicos, como velocidade dos ventos e temperatura, e realizadas medidas da composição química da atmosfera da região.
O projeto de pesquisa é coordenado por Heitor Evangelista, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj). Durante o primeiro ano de funcionamento do módulo, cientistas da Uerj, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e do Inpe investigarão as consequências climáticas da redução da camada de ozônio sobre o polo Sul e o transporte atmosférico de poluentes para o ar da região.
Os resultados obtidos pelo módulo irão se somar às pesquisas realizadas na estação antártica brasileira de Comandante Ferraz, localizada a 62° de latitude sul, na borda do continente.
Ao lado de outras instituições brasileiras, o Inpe realiza pesquisas na região há mais de 25 anos. Seus estudos na Antártica enfocam a dinâmica da atmosfera, a camada de ozônio, meteorologia, aquecimento global, gases do efeito estufa, a radiação ultravioleta, a relação sol-atmosfera, o transporte de poluição, oceanografia e interação oceano-atmosfera.
Mais informações: www.inpe.br/noticias/noticia.php?Cod_Noticia=2659.  Fonte: AGÊNCIA FAPESP

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br