Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

27 de setembro de 2011

SOS RIO PARAÍBA DO SUL - ELE RECEBE UM BILHÃO DE LITROS DE ESGOTO DOMÉSTICO POR DIA


X EXPEDIÇÃO RIO PARAIBA-

Tião Martins


Esgoto, o maior inimigo do rio

Em seus 1.150 quilômetros de extensão cortando três estados, o rio Paraíba recebe um bilhão de litros de esgoto doméstico por dia, sem contar os efluentes industriais e a erosão provocada pelos desmatamentos
Beatriz Rosa
Caio Marinho
São José dos Campos
Na semana em que se comemora o Dia do Rio Paraíba do Sul, a principal fonte de abastecimento de cerca de 12 milhões de pessoas da região e da macrometrópole do Rio de Janeiro, poucos são os motivos para festejar.

Nos 1.150 quilômetros por onde corre, cortando São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, o Paraíba recebe cerca de um bilhão de litros de esgoto doméstico por dia, além dos efluentes indústrias.

A bacia sofre ainda com o desmatamento de suas margens, o que provoca erosão e assoreamento, com a retirada de recursos minerais para a construção civil e a ocupação desordenada de suas várzeas.

Vale. Somente no trecho paulista a bacia é cortada por 39 cidades, 32 delas da região.
Não há um número preciso sobre o volume de esgoto despejado nesse trecho. Mas, nas 24 cidades operadas pela Sabesp, o volume de esgoto produzido chega a 226 milhões de litros por dia. Desse total, 56 milhões de litros são despejados no Paraíba a cada dia.

São José é uma das maiores poluidoras do trecho. Nos 25 quilômetros por onde o rio corta São José, ele recebe 24 milhões de litros de esgoto por dia. A cidade produz cerca de 113 milhões de litros de esgoto por dia. Desse total, 100 milhões de litros são coletados e 89 milhões, tratados.

A cidade enfrenta ainda a ocupação desordenada de suas áreas de várzea, a erosão de suas encostas e o assoreamento em alguns trechos do leito.

São José. Ao cortar São José o velho Paraíba corta nove bairros. E quando passa por bairros como o Alto da Ponte, Vila Machado e Urbanova é que a situação é mais crítica em razão da ocupação de suas áreas de várzea.

A estimativa é que pelo menos 130 famílias vivem nas várzeas do rio. Elas moram em submoradias e sofrem com as cheias do Paraíba nos períodos de chuva.

O borracheiro Celso de Moraes, 66 anos, vive há 8 anos às margens do Paraíba e já se acostumou as cheias do rio. “É onde podemos viver.” Ele reclama do esgoto jogado no rio diariamente. “É um crime ambiental lançar o esgoto direto no rio.”

Para a estudante Valéria Vitória da Silva, 38 anos, o esgoto é o maior poluidor do Paraíba. “A prefeitura e a Sabesp deveriam tomar providências para resolver este problema.”

Sobrevivência. O rio que invade casas é o mesmo rio que contribui para a sobrevivência de comunidades inteiras, que ainda sobrevivem da pesca.

Na comunidade Beira Rio, localizado no bairro Urbanova, zona oeste da cidade, a renda das 34 famílias vem através da pescaria no rio Paraíba.

“Sustento minha famílias com os peixes do Paraíba. O rio já foi melhor, mas quando encontro um peixe bom vendo no Mercado”, disse o pescador Alexandre Ramos, 35 anos.

Para o ambientalista da ONG Consciência Ecológica, Lincoln Delgado, a falta da mata ciliar e a ocupação urbana das margens do Paraíba são as principais agressões existentes contra o rio.


São José traça plano para desocupar várzeas


São José dos Campos
A remoção de famílias das várzeas do Paraíba, somada à ampliação do tratamento de esgoto e ao programa de recuperação de nascentes, são as principais apostas da Prefeitura de São José dos Campos e da Sabesp para garantir a recuperação do rio no trecho que corta o município.

Segundo o secretário de Meio Ambiente André Miragaia, a recuperação das nascentes é essencial para a preservação do rio. No próximo dia 28, a prefeitura irá lançar o Programa Refloresta, com o objetivo de mapear as áreas particulares onde existem nascentes. “Os proprietários das áreas particulares poderão fazer um cadastro no site da prefeitura. Iremos ajudá-los a fazer o plantio de árvores ao redor dos mananciais.”

O superintendente regional da Sabesp, Oto Elias Pinto, informou que a companhia assinou contrato de R$ 94 milhões na última semana para iniciar a construção da estação do Pararangaba, na zona leste, que irá garantir 100% da coleta e do tratamento de esgoto da cidade até 2014. 

Em todo o trecho do rio no Vale, a companhia irá investir R$ 519 milhões. 


Em comemoração ao dia do Rio Paraíba do Sul, celebrado hoje, dois mil peixes foram soltos no afluente, na altura de Tremembé. A ação foi promovida pela Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) e Cesp (Companhia Energética de São Paulo) e contou com a participação de estudantes, pescadores e moradores da região. Foram soltos peixes das espécies piabanha e lambari. O evento teve por objetivo aludir à melhora nos níveis de oxigênio verificados no Paraíba nos últimos anos. A Sabesp atribui os resultados à ampliação do tratamento de esgoto no Vale
O PARAÍBA NO VALE
Percurso
São 1.150 quilômetros passando por São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. 32 cidades da região são cortadas

Potencial hídrico A bacia possui vazão que varia de 10 mil litros por segundo até 240 mil litros por segundo. Suas águas são utilizadas para o abastecimento de mais de 12 milhões de pessoas, além do uso industrial, agrícola e de geração de energia

DegradaçãoA bacia recebe 1 bilhão de litros de esgoto por dia e é alvo de erosões e assoreamento, além da ocupação desordenada de suas várzeas

 
Paraíba

FONTE E FOTOS:  O VALE




BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br