Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

18 de setembro de 2011

PONTE INTERNACIONAL POSSE-PORTO MAUÁ SOBRE RIO URUGUAI PODERÁ ACONTECER


Enchente do Rio Uruguai revigora luta por Ponte Internacional em Porto Mauá

A paralização da travessia da balsa entre Porto Mauá e Alba 

Posse, devido a enchente do Rio Uruguai, trouxe novamente à 

tona a necessidade da Ponte Internacional entre as duas 

localidades.

Balsa abrindo passagem em meio a cheia do Rio Uruguai. A necessidade da Ponte Internacional ganha força com a interrupção da passagem por balsa devido ao nível elevado do rio.
Balsa abrindo passagem em meio a cheia do Rio Uruguai. A necessidade da Ponte Internacional ganha força com a interrupção da passagem por balsa devido ao nível elevado do rio.

A Fundação Pró-Construção da Ponte Internacional Alba Posse - Porto Mauá segue trabalhando para conquistar uma ponte internacional para o município da Fronteira Noroeste.
A elevação no nível do rio Uruguai, neste feriado de Corpus Christi, provocou o cancelamento da travessia de balsa entre Brasil e Argentina, e o fato foi registrado pela entidade como justificativa para a edificação da passagem entre os países.

Segundo o presidente da Fundação, Airton Bertol, pelo menos mil veículos deixaram de atravessar o rio na quinta-feira e no sábado. "No feriado, havia fila de veículos para a travessia, e tiveram que ir embora", destaca. No ano passado, o serviço teve que ser cancelado duas vezes, nos meses de maio e dezembro, também devido à cheia no rio Uruguai.

Há 15 anos, a fundação vem desenvolvendo atividades e negociações com os governos estadual e federal, defendendo a construção de ponte entre Porto Mauá e a cidade argentina de Alba Posse. Hoje, o porto que liga os municípios tem fluxo mensal de 20 mil pessoas. Para a entidade, a estrutura promoveria integração turística e comercial entre Brasil e Argentina. As cheias que impedem a passagem de veículos na fronteira têm sido usadas como argumento em relatórios mostrados aos governos.

Uma assembleia na noite da última quarta-feira, em Santa Rosa, manteve Airton Bertol como presidente da entidade. Foi apresentado o balanço contábil e o relatório de atividades de 2010 e houve a aprovação das contas do conselho fiscal. Bertol explica que a entidade tem cotistas. "São investidores que possuem contrato com a fundação. Eles dão recursos para a construção da ponte e irão ter retorno financeiro do investimento com o pedágio da ponte, quando for construída". A entidade é registrada como pessoa jurídica e reúne R$ 650 mil dos cotistas.

Em julho, os governos do Brasil e da Argentina deverão assinar contrato com a empresa que venceu licitação para fazer estudo de viabilidade da ponte. A análise deve durar 260 dias e indicará o local mais adequado para a construção. Existem três alternativas para a edificação, entre Itaqui - Alvear, na Fronteira Oeste; Porto Mauá - Alba Pose, na Região Noroeste; ou Porto Xavier - San Javier, nas Missões. Fonte: Correio do Povo/IJUI.COM

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br