Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

18 de setembro de 2011

PRÓ URUGUAI CONSTITUÍ GRUPO DE TRABALHO PARA SANEAMENTO BÁSICO QUE BENEFICIARÁ 3,8 Mi DE HABITANTES


Rio Uruguai, importante contribuinte da Bacia do Prata (Foto: Wikipédia)

Busato retoma discussões sobre o Pró Uruguai e cria Grupo de Trabalho
De acordo com o secretário, Luiz Carlos Busato, a iniciativa beneficiará pelo menos 3,8 milhões de habitantes no país. A Bacia do Rio Uruguai abrange, além do Brasil - Rio Grande do Sul e Santa Catarina -, a Argentina e o Uruguai.



A Secretaria de Obras Públicas, Irrigação e Desenvolvimento Urbano (SOP) do Rio Grande do Sul, administrada pelo petebista Luiz Carlos Busato, retomou nesta terça-feira (13/09/2011) as discussões sobre a implantação do Plano de Desenvolvimento Sustentável da Bacia do Rio Uruguai. 

Na oportunidade foi constituído um Grupo de Trabalho (GT) formado por comitês de bacias e outros órgãos que darão continuidade ao projeto criado há 14 anos.

O Pró Uruguai, como é conhecido, prevê a diversificação do sistema produtivo, controle de impactos e a realização de um programa de saneamento básico nas áreas urbanas, segundo as potencialidades e limitações de cada sub-região. 

De acordo com o secretário, Luiz Carlos Busato, a iniciativa beneficiará pelo menos 3,8 milhões de habitantes no país. A Bacia do Rio Uruguai abrange, além do Brasil - Rio Grande do Sul e Santa Catarina -, a Argentina e o Uruguai.

Busato destacou a seriedade de rediscutir o trabalho técnico do Pró Uruguai com os agentes envolvidos no processo para buscar a viabilização da iniciativa. “Na Bacia do Rio Uruguai a água constitui um recurso de alta importância pelo potencial hidroelétrico e de irrigação. A sustentabilidade destes e dos outros usos depende fundamentalmente da capacidade de gestão ambiental. Nada mais justo do que a SOP assumir esse papel”, afirmou o petebista.

Dentre os problemas da região da Bacia Hidrográfica do Rio Uruguai, trecho brasileiro, identificados pelo plano estão: as práticas produtivas não sustentáveis; níveis significativos de poluição decorrentes das atividades agropecuárias e industriais; crescimento desordenado da urbanização; e ocorrência de cheia. O diretor de Desenvolvimento Urbano, Paulo Paim, reiterou a falta de instrumentos de planejamento e gestão que incentivem o desenvolvimento social e econômico.

O executivo de Santa Catarina também será convidado a participar das discussões.

Agência Trabalhista de Notícias (FM), com informações da assessoria do deputado federal Luiz Carlos Busato (RS)

Foto: Assessoria do deputado federal Luiz Carlos Busato (RS)



SAIBA MAIS SOBRE O





RIO URUGUAI


Bacia do Rio Uruguai


BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br