Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

16 de setembro de 2011

GAROPABA(SC) TAMBÉM NO DIA MUNDIAL DE LIMPEZA DE RIOS E PRAIAS




Dia Mundial da Limpeza
Ativistas dão exemplo em Garopaba (SC)
Por Redação Waves em 14/09/11 00:01 GMT-03:00

Cartaz do Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias 2011 em Garopaba (SC). Foto: Reprodução.
Uma das mais importantes iniciativas globais de conscientização sobre os problemas gerados pelos resíduos sólidos nas zonas costeiras, o Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias rola neste sábado em várias partes do mundo.

Organizada há 25 anos pela ONG norte-americana Ocean Conservancy, a ação acontece tradicionalmente no terceiro sábado do mês de setembro e envolve anualmente cerca de 500 mil voluntários em mais de 120 países. No Brasil, o evento ocorre desde 1997.

“Envolver as comunidades na limpeza das praias e dos cursos de água no mundo inteiro. Avaliar o que foi coletado e identificar suas origens, a fim de gerar consciência ambiental e mudar os comportamentos que contribuem para o aumento da poluição”, afirma o texto de convocação do Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias.

Portanto, depois dos mutirões de limpeza os dados são reunidos e encaminhados para o site da Ocean Conservancy, que por sua vez formula um relatório global. Esses dados servem como base para a Conferência do Meio Ambiente da ONU.

Ano passado, o evento comemorou 25 anos de existência e em março deste ano foi publicado um relatório com os resultados obtidos no período. No total, cerca de nove milhões de pessoas de 152 países coletaram aproximadamente 66 mil toneladas de lixo. O lixo anfitrião foi a bituca de cigarro com quase 53 milhões de unidades coletadas, seguida das garrafas plásticas com 9,5 milhões e das sacolas plásticas com 7,8 milhões. 

No Brasil, em 2010, o evento envolveu 20 municípios em seis estados: Bahia, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Aproximadamente 3.138 voluntários participaram da iniciativa e coletaram 46.641 itens (18 toneladas de resíduos).

Em 2011, a expectativa dos organizadores é de um aumento significativo na quantidade de voluntários e de lixo coletado. Segundo a oceanógrafa Caroline Schio, coordenadora estadual do evento em Garopaba (SC), a cidade garante a cobertura de suas oito praias e busca fomentar a participação dos municípios vizinhos. Vale destacar, todas as escolas da região serão convidadas à participar da ação.

Para participar da iniciativa em Garopaba, envie mensagem para caroschio@hotmail.com.





BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Um comentário:

  1. O QUE ACONTECEU NA CIDADE DE GAROPABA SC MOSTRA QUE O RACISMO EXISTE E E GRANDE, QUANDO ENVIEI A SECRETARIA DA IGUALDADE RACIAL, DENUNCIANDO ,QUE FALTA OS POLITICOS TRABALHAREM NA QUESTAO DO RACISMO ,EU FAÇO PARTE DOS DIREITOS HUMANOS E NAO ACEITO ESTAS COVARDIAS, E PRECISO TRABALHAR COM POLITICAS SOCIAIS , RAPIDAS, NAO PODEMOS ADMITIR ESTE TIPO DE ATITUDES ABSURDAS,
    JA PODEMOS VER QUE O BRASIL FOI O ULTIMO PAIS A ACATAR A LEI AUREA,
    MAS MUITO POUCO ESTA SENDO FEITO PARA EVITAREM ESTAS SENAS BARBARAS,EU ESTIVE VENDO QUE, UMA RECENTE PESQUISA, PROVA QUE OS NEGROS SAO AS MAIORIAS QUAL MAIS SOFREM VIOLENCIAS, E MORTES, E ABUSOS POR PARTES DE POLICIAS.
    MAS TENHO CERTEÇA E CONFIAO NA POLICIA CIVIL DE GAROPABA SC QUE IRA COLOCAR TODOS NA CADEIA ESTA NOTICIA JA FUGIU DO ESTADO DE SP, ENCAMINHEI HOJE PARA A MINISTRA DA IGUALDADE RACIAL,O OCORRIDO COM UM IRMAO NEGRO,INFESLIMENTE O RACISMO EXISTE E E AINDA FORTE, QUEM SENTIR SEJA POR ABORDAGENS DE POLICIAS OU QUALQUER QUE SEJA O CONSTRANGIMENTO, DENUNCIE, AO MINISTERIO PUBLICO, HOJE E CRIME FEDERAL, PORQUE SE TRATA DE UMA LEI FEDERAL QUALQUER RACISMO CONTRA A POPULAÇAO NEGRA, A LEI 12.288 DE JULHO DE 2010.
    DECRETADA E SANCIONADA, DA AMPARO A POPULAÇAO NEGRA,
    RECEBA MEUS SINCEROS ABRAÇOS VERGONHOSO, IRMAOS ,PORQUE NAO SAO MERECEDORES DESTA BRUTALIDADES,E QUE O QUE OCORREU EM GAROPABA SC SIRVA PARA OUTROS MUNICIPIOS DE SC
    PARABENS AO DELEGADO E EQUIPES DE INVESTIGAÇOES DE GAROPABA SC ESTAO TODOS DE PARABENS,
    SEJA QUEM FOR ESTES RACISTAS. O LUGAR DELES E NA CADEIA
    ABRAÇO GAROPABA SC A CIDADE QUE MAIS CRECE NO SUL CATARINENSE,E A QUE REALMENTE FAZ ALGO PELA POPULAÇAO NEGRAS, ABRAÇOS

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br