Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

28 de setembro de 2011

SOS RIOS E ARROIOS - OFICINA EM RIO GRANDE - RS


FURG 

OFICINA SOBRE RENATURALIZAÇÃO E CONSERVAÇÃO DE RIOS E ARROIOS E DRENAGEM URBANA


Quinta-feira, 6 de outubro de 2011
Salão Guanabara -Hotel Atlântico
Av. Rio Grande, 387
Cassino - Rio Grande/RS

Objetivos da oficina
ü       Divulgar ao público – atores sociais – algumas importantes experiências de renaturalização e conservação de corpos hídricos em áreas urbanas, assim como a drenagem associada;
ü       Facilitar a articulação e mobilização de atores sociais envolvidos com o tema, de forma a fomentar a elaboração e execução de políticas públicas eficazes para o planejamento de uso e gestão dos recursos hídricos e saneamento municipal, enfatizando a proteção de mananciais e cursos hídricos naturais no meio urbano;
ü       Para o município de Rio Grande, diagnosticar as principais questões associadas ao planejamento e gestão de recursos hídricos frente à crescente expansão urbana – identificação de perspectivas e definição de proposições;
ü       Fornecer subsídios à elaboração do plano de saneamento municipal de Rio Grande.
O encontro visa facilitar processos destinados a promover a renaturalização de rios e arroios em âmbito municipal e estadual, com a definição de diretrizes voltadas à criação e implementação de políticas públicas eficazes.
Serão apresentadas importantes experiências na área de conservação de recursos hídricos no Brasil, as quais impulsionarão a reflexão sobre as perspectivas e a construção de diretrizes e estratégias para o planejamento e a gestão de recursos hídricos e saneamento em nível municipal e estadual, que contemplem os cenários futuros de expansão urbana.
O contato do público com essas experiências poderá assim incentivar e facilitar a mobilização de atores de diferentes localidades, para que possam debater perspectivas locais e promover políticas afins em seus municípios, de forma articulada.


Programação

Parte 1 - Apresentações
8h-8h10: Abertura – Mara Núbia César de Oliveira (SMMA Rio Grande-RS) e Kleber Grübel da Silva (COMDEMA)
8h10-8h50: Projeto Manuelzão e o Movimento Mundial pelos Rios (Dr. Marcus Polignano, Projeto Manuelzão/UFMG)
8h50-9h30: O Parque Linear do Ribeirão das Pedras, em Campinas, SP, ganhador do prêmio de “Melhor Prática em Gestão Ambiental Urbana ” (MMA) em 2010 (Dr. Paulo Sergio Garcia de Oliveira, mestre em água e solo e doutor em sistemas de suporte à decisão pela FEAGRI-UNICAMPex-Secretário do Meio Ambiente de Campinas)
9h30-9h45: Pausa para café
9h45-10h25: Políticas públicas e perspectivas do governo federal (Analista de Infraestrutura Ingrid Pontes Barata Bohadana – SRHU/MMA)
10h25-11h: O contexto de Rio Grande e perspectivas futuras (Ronaldo Costa, Pró-Vieira)

Parte 2 - Debate e elaboração de propostas
14h-16h: Mesa-redonda com os palestrantes. Mediador: Ronaldo Costa
16h-16h15: Pausa para café
16h15-18h: Elaboração de diretrizes para a definição e implementação de políticas públicas para o município de Rio Grande


BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br