Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

18 de setembro de 2011

SOS RIBEIRÃO DOS MUDOS EM CAÇAPAVA (SP), NO SEU DIA, 19 DE SETEMBRO


Nascente do Ribeirão dos Mudos - Caçapava (SP) antes da sua morte


19 de setembro Dia do Ribeirão dos Mudos e Pela Limpeza da Água, será?‏


MUITO POUCO SE TEM PARA COMEMORAR...


Bom dia, a todos (as), o texto é longo, mas de suma importância, peço que leiam e colaborem com a justa causa.
Hoje dia 19 de setembro, é o Dia Mundial Pela Limpeza da Água, movimento que surgiu do Dia Mundial de Limpeza de Praias (International Coastal Cleanup) foi criado em 1986 pelo The Ocean Conservancy, é o maior esforço de limpeza do ambiente marinho em todo o mundo. De forma geral, os objetivos desta data são: remover o lixo das regiões costeiras, praias e canais dos oceanos, rios e lagos do mundo; coletar informação valiosa sobre a quantidade e qualidade deste lixo; educar as pessoas em relação ao descarte de lixo no ambiente marinho, e ainda usar a informação obtida para promover mudanças positivas visando à redução da poluição e a conservação do ambiente marinho.
Aproveitando essa data internacionalmente difundida, o Comitê das Águas no Município de Caçapava (CAM-Caçapava), junto da ONG Associação Eco Vital, com o apoio do Comitê das Bacias Hidrográficas do Rio Paraíba do Sul (CBH-PS) e do Departamento de Águas e Energia Elétrica do Estado de São Paulo ( DAEE), elaboram uma proposta de Projeto de Lei Municipal, para a criação do Dia do Ribeirão dos Mudos. 

A prosposta foi protocolada na Secretaria da Câmara Municipal de Caçapava, através do Ofício CAM-Caçapava nº.25/2010 em 08 de junho de 2010, às 09h:50min, encaminhado a Comissão de Meio Ambiente da Casa. A proposta se transformou no Projeto de Lei nº. 62/2010, no dia 13 de junho de 2010, chegando finalmente a ser aprovado por unanimidade e sancionado pelo Executivo na Lei Municipal nº. 4975 de 06 de setembro de 2010. 
 A proposta do projeto que se transformou em Lei Municipal é despertar e conscientizar para a importância da preservação e recuperação dos recursos hídricos: mananciais (nascentes) e cursos d’água (ribeirões, córregos, riachos, rios e lagos) para a qualidade de vida local: Meio Ambiente (fauna e flora), Geografia (relevo e clima), Economia (agricultura, indústria, comércio e abastecimento urbano), Impacto Social (saúde e economia), divulgar e difundir a data em que se comemora o Dia Mundial pela Limpeza da Água (19 de setembro).
Tendo em vista a importância para a preservação e recuperação dos recursos hídricos, a proposta de Projeto de Lei tem como finalidade aplicar ações sistemáticas em defesa das bacias hidrográficas municipais, com ênfase para a Bacia do Ribeirão dos Mudos devido a sua relevante importância, aliada de uma data propicia para o tema e já estabelecida internacionalmente. O incentivo a realização de atividades permanentes em defesa da qualidade hídrica municipal, aproveitando a data sugerida para celebrar conquistas alcançadas e refletir sobre os problemas ainda a serem sanados.
A Bacia Hidrográfica do Ribeirão dos Mudos está localizado na região Sul do Município de Caçapava, e possui a maior Bacia Hidrográfica, suas nascentes estão nos altos da Serra de Jambeiro, e a confluência dos Córregos: da Mina de Carvão, Borda da Mata, da Germana e da Mata, formam um lago na Fazenda Borda da Mata, e com as águas desses Córregos é formado o Ribeirão dos Mudos, que deságua pela margem direita do Rio Paraíba do Sul, tornando assim o seu mais relevante afluente no município de Caçapava com uma área de 48.09 Km², sendo que uma boa parte dessa área está na faixa de Cerrado do Vale do Paraíba. 

A Bacia Hidrográfica encontra se hoje bastante degradada, desde sua nascente até a sua foz, os problemas mais relevantes são: a falta das matas ciliares, o que ocasiona: erosão de seus barrancos e assoreamento de seu leito, poluição por lançamento de esgotos não tratados e a ocupação urbana desordenada. 

A Bacia Hidrográfica do Ribeirão dos Mudos também é de grande importância para o abastecimento hídrico urbano de Caçapava, pois nessa área estão localizados a maioria dos poços artesianos do município. Segundo o Historiador caçapavense, Juvenal Aparecido de Faria, o nome Ribeirão dos “Mudos”, vem de uma área onde hoje é o Bairro Nova Caçapava, na época uma fazenda de vastos cafezais, e o seu proprietário tinha vários filhos, todos mudos. O ribeirão na época de águas límpidas e caudalosas era piscoso e os mudos também nadavam e banhavam se em suas águas. Por tanto a referencia para o ribeirão era, “O ribeirão que passa lá pela fazenda dos mudos”, e assim ficou o Ribeirão dos Mudos.
Enfim, éramos para comemorarmos algo, celebrar a importância da água em nossas vidas, não é isso que temos a fazer, estamos diante de situação caótica, o Ribeirão sofreu uma terrível agressão na semana passada, a sua ultima nascente antes de sua foz, localizada na Vila Santos, ao Lado da Escola Moura Resende, foi aterrada, nem com todo empenho deste Comitê Gestor, da ONG Eco Vital, CETESB e da Polícia Ambiental, não foram suficientes para impedir essa irreparável agressão.

Continuando as maldades a este pobre Ribeirão, como é de rotina a Estação Elevatória de Efluentes (EEE) de responsabilidade da SABESP, localizada no Bairro Jardim Primavera estava desde sábado dia 17 de setembro de 2011, até não sei quando vazando e despejando todo esgoto in natura dos Bairros Nova Caçapava e Vitória Vale. Uma cena lamentavelmente rotineira, imagens de dignas de sub-mundismo de terceiro mundo que acontece aqui em Caçapava.

Uma empresa do porte da SABESP, que detém outorgas, concessões para explorar comercialmente o fornecimento de água, coleta e tratamento de esgotos, promovendo essas rotineiras agressões ambientais, despejando esgoto em ribeirão, poluindo e matando o pouco do que resta de vida do Ribeirão dos Mudos?
Não tem o que comemorar, só a lamentar e cobrar por providências, o CAM-Caçapava irá encaminhar Requerimento cobrando providencias imediatas e resolução definitiva para EEE localizada no Jardim Primavera, irá comunicar a CETESB através de ofício sobre o descaso ambiental promovido pela SABESP, levar ao conhecimento do CBH-PS a lamentável situação de saneamento básico e levar ao conhecimento geral através de todas as mídias possíveis, afim de esclarecer a população sobre os serviços de baixa qualidade prestados pela SABESP no município de Caçapava e a conivência do Poder Público local para atual situação, tanto dos problemas de saneamento básico e da especulação imobiliária que está promovendo um verdadeiro “enxugamento” do município de Caçapava, com o aterramento de nascentes de água.
Hoje é Dia do Ribeirão dos Mudos e Pela Limpeza da Água, ou é o Dia do Descaso?
O Ribeirão dos Mudos, não fala, só agoniza, mas nós falamos por ele!
Contamos com o apoio de todos (as) na divulgação destes absurdos.
Seguem fotos em anexo.
Tenhamos uma boa semana.
Atenciosamente,
Sullivan Morais Santos                                                                                       
1º Coordenador CAM-Caçapava   

VEJA AS FOTOS DO ANTES E DO DEPOIS DAS TRAGÉDIAS E TIRE SUA CONCLUSÃO:


Fotos da nascente do Ribeirão dos Mudos antes do aterro e despejo dos esgotos



                              Fotos dos vazamentos de esgotos sem tratamento no Ribeirão dos Mudos


O Blog SOS Rios do Brasil encaminhou este e-mail do CAM CAÇAPAVA para a SABESP - Regional de Sâo José dos Campos solicitando informações sobre a denúncia do Sr. SULLIVAN MORAIS SANTOS para que possam esclarecer o que realmente ocorreu, liberando espaço que precisarem no Blog para tal.


E-MAIL RESPOSTA DA SABESP EM 19/09/2011



Corpo da mensagem

Bom dia,
A Sabesp informa que foi contido o vazamento na Estação Elevatória de Esgotos (EEE), localizada no Jardim Primavera, em Caçapava.


Imprima apenas o Essencial - Prefira as opções Frente & Verso e Branco & Preto

SABESP 3Rs: Reduzir/Reutilizar/Reciclar



BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

4 comentários:

  1. Que absurdo Quem são estes assassinos Públicos ?
    aqui no Japão o esgoto que sai das residencias ja passam por um filtro de concreto instalados individualmente em cada residencia ... Resumindo a aguá que devolvem para os rios é limpa e nestes mesmos rios tem peixes ornamentais coloridos grandes , destes de jardim japonês . E isto é em qualquer lugar , qualquer cidade , duvida ? Venha aqui pra ver !!!
    FerAndrade - Kanagawa Ken - Japan

    ResponderExcluir
  2. UM ANO DEPOIS (QUASE EXATA DATA), POSSO DIZER EM RESPOSTA AO E MAIL DA SABESP QUE: O MAL CHEIRO DA ESTAÇÃO ELEVATORIA CONTINUA INSUPORTÁVEL; TERÁ MESMO SIDO SANADO O PROBLEMA???
    E O VIZINHO, "RIBEIRÃO DOS MUDOS" ESTA CADA DIA MAIS SE TORNANDO UM LAMAÇAL FÉTIDO, E SE NO PRÓPRIO NOME NÃO FOSSE "MUDO" CERTAMENTE ESTARIA "GRITANDO SOCORRO"

    ELIANE RIBEIRO (MORADORA DO JDIM PRIMAVERA)

    ResponderExcluir
  3. Olá Elaine,

    Parabéns pelo seu lindo site e seus maravilhosos trabalhos de artesanato. enviei seu link para uma amiga de Campos do Jordão que também é artista e produz lindo artesanato.
    Vc tem como enviar fotos ou videos e uma pequena reportagem sobre a situação do Ribeirão dos Mudos, para postagem no Blg?
    Agradeço!

    Abrçs,

    Prof. Jarmuth

    ResponderExcluir
  4. Prof. Jarmuth, hoje quero trazer um problema diferente desse (Ribeirão dos mudos)mas nem tão diferente assim, trata-se de um outro riberão ou riacho; não sei ao certo, que acabará por ser aterrado.
    Não sei a entidade a quem devo recorrer para fazer uma denuncia, e que fosse ao menos averiguado a fim de certificar que existe um lote de terreno no local e que um aterramento possa ser feito.
    O Sr possui um e mail que eu possa lhe enviar uma imagem (Mapa google) mostrando o local?
    Pode por favor me indicar uma entidade?

    Abçs

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br