Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

15 de setembro de 2011

CRIADOS OS COMITÊS DO BAIXO PARANAÍBA E CORUMBÁ-SÃO MARCOS EM GOIÁS


BAIXO PARANAIBA Paulino-Neves


Conselho cria mais dois comitês de bacias hidrográficas em Goiás


Goiás conta agora com mais dois Comitês de Bacias Hidrográficas. O Conselho Estadual dos Recursos Hídricos (CERh) aprovou no fim da tarde de ontem, 13, a criação do Comitê do Baixo Paranaíba e do Comitê Corumbá e São Marcos.

O Comitê do Baixo Paranaíba fica na região Sudoeste do Estado e comporta vários outros rios que compõem a mesma bacia hidrográfica. O mesmo acontece com o Comitê Corumbá e São Marcos, na região Sudeste do Estado. “Esses comitês vão ser os responsáveis pela criação de políticas que norteiem o uso da água nessas regiões”, declarou o secretário do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos de Goiás, Leonardo Vilela, que conduziu a reunião.

Leonardo destacou ainda que a Semarh está no caminho certo ao investir nos comitês de bacias, responsáveis por discutir a quantidade, qualidade e o uso da água. Conforme o secretário, o modelo de comitês de bacias tem sido incentivado em vários países e regiões autônomas do planeta. A afirmação partiu do encontro da Rede de Governos Regionais para o Desenvolvimento Sustentável, em Quebec, no Canadá, entre os dias 29 e 31 de agosto, no qual Leonardo representou Goiás.

O Conselho também aprovou a proposta que elimina a exigência de Averbação de Reserva Legal para processos de outorga de água. Conforme os integrantes do Conselho, a medida visa desburocratizar a outorga de uso de água, uma vez que a ausência de averbação para outorga não interfere na existência da reserva legal.

O Conselho também marcou para janeiro de 2012 a eleição para a diretoria definitiva do Comitê do Rio Turvo/dos Bois. Este comitê foi recriado em junho deste ano, durante o Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica).
Mais informações:             (62) 3201-5196 begin_of_the_skype_highlighting            (62) 3201-5196      end_of_the_skype_highlighting      


Baixo Paranaíba


Reservatório e represa de Emborcação entre os municípios de Cascalho Rico e Três Ranchos.
Da barragem de Cachoeira Dourada à confluência com o rio Grande com 330Km de extensão. Entre os km 195 e 330, tem declividade de 33 cm/km, no limite deste trecho, existe aproveitamento hidrelétrico da Cachoeira Dourada, foi pertencente às Centrais Elétricas de Goiás (CELG), foi privatizada e hoje pertence à empresa Endesa Cachoeira, com usina geradora de 658 mil KW e 19 m de queda, que fornece energia elétrica para a CELG. Seu represamento estende-se por cerca de 78Km ao longo do médio Paranaíba.
No estirão entre os km e 195, encontra-se o chamado Canal de São Simão, estreita garganta cortada no basalto, com 23 km de extensão total 35m de profundidade, situada no limite dos estados de Minas e Goiás. Neste trecho situa-se a hidrelétrica de São Simão, que está em operação, gerando 2.680 mW.
A três quilômetros acima da ponte da BR-31, o Paranaíba, medindo transversalmente 3.500m, precipita-se num canal de 300m de largura, que logo abaixo se reduz a apenas 80m, provocando grande turbulência, fortes rodamoinhos e altas velocidades da corrente.
O Rio Paranaíba é navegável apenas no remanso da barragem de Ilha Solteira, numa extensão de 180Km até a barragem de São Simão. Desde a foz até o final do remanso de Emborcação, vence um desnível de 262m em cinco aproveitamentos: São SimãoCachoeira DouradaItumbiaraAnhangueraEmborcação.
Assim como o rio Grande, apresenta dificuldades na implantação da navegação, tais como: elevadas quedas, deflexões de níveis acentuados e remansos de uma barragem que não alcança o pé da próxima situada montante, entretanto, há muito vem sendo apontado como podendo ser transformado em uma importante via de navegação, interior, que daria acesso à região mais central do Brasil, inclusive à Capital Federal.
Nas cabeceiras de seus afluentes há possibilidades de ligações da bacia do Paraná com as bacias do rio Tocantins e do rio São Francisco. FONTE: Wikipédia



BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br