Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

22 de setembro de 2011

CHEGA AO FINAL A II EXPEDIÇÃO DO FLUTUADOR NO RIO TIETÊ


Expedição do Flutuador pelo Rio Tietê 



termina nesta quinta-feira


Do G1 SPr

Aparelho mediu o nível de oxigênio da água do rio.
Barra Bonita é o último destino da navegação.

O Flutuador termina nesta quinta-feira (22) a expedição pelo Rio Tietê, que mediu o nível de oxigênio da água. Durante o trajeto de cerca de 550 km, o aparelho encontrou muita poluição no rio - mais do que esperado.
Em Igaraçu do Tietê, penúltimo município paulista navegado, o guardião Dan Robson encontrou uma mancha verde na água de algas. O Flutuador só encontrou água boa e cristalina apenas no primeiro dia de expedição, em Biritiba Mirim, na nascente do Tietê.
“A mancha de poluição me marcou. O lado positivo foi o lixo. A quantidade de lixo que eu vi está menor [comparado com 2009]. Mas ainda tem muita coisa pra ser retirada do rio. Tem de tudo um pouco no Tietê: televisão, sofá, isopor, garrafa pet”, conta Dan Robson.
Barra Bonita é o último destino do Flutuador. O município coleta 100% do esgoto, mas trata apenas 20%. A Prefeitura disse que está construindo uma nova estação e que até ano que vem será tratado todo o esgoto da cidade.
“Ainda falta ações conjuntas de todos. A cidade já está bem mobilizada, as obras estão avançando. O Flutuador mostrou que os empresários têm responsabilidades”, diz o presidente da ONG Mãe Natureza, Hélio Palmesan.
Nesta quarta-feira (21) depois de mais de 20 dias enfrentando muita poluição, o Flutuador passou algumas horas em uma água mais limpa. Os índices variaram entre bom e ruim. Começou com 2,4 mg/l e se manteve assim até saltar para 6,5 mg/l. O último índice registrado nesta quarta foi 4,5 mg/l, situação igual a 2009, quando foi feita a primeira expedição.
2009
Em 2009, o guardião remou pouco e trocou o caiaque pelo barco da Guarda Ambiental para passar pela eclusa. A chegada a Barra Bonita foi com muita festa na água e na terra. Os níveis de oxigênio registrados pelo Flutuador variaram de 3,2 mg/l a 6,8 mg/l.
Dia do Tietê
Dia 22 de setembro é o dia do Rio Tietê. Na cidade de São Paulo haverá manifestações e também tem faixas espalhadas por doze pontes da Marginal Tietê com frases de alunos da rede pública de ensino. Em Barra Bonita, serão distribuídas cartilhas e 50 mil peixes para serem jogados no Rio Tietê.
Reveja reportagem do mesmo dia de expedição em 2009:




BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br