Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

18 de setembro de 2011

CARTILHA DE DEFESA CIVIL DE BLUMENAU - ELES TÊM MUITA EXPERIÊNCIA E SABEM O QUE DIZEM

Campanha Permanente do SOSRiosBr desde 2008


* HERIBERTO já participou da "Campanha Diga Não às Enchentes" do SOSRiosBr em anos anteriores e hoje reedita sua Cartilha de Defesa Civil para o Cidadão, melhorada e ampliada.

Agora ja são 28 sites e blogs que estão divulgando a cartilha abaixo, acho que daqui pra frente mais e mais sites vão nos ajudar na divulgação, agradeço a todos que deram o ponta pé inicial, muiiito, muiito, muiito obrigado.

Minha meta é que a cartilha abaixo seja comentada, acrescentada e que seja colocada em prática.
deixa sua idéia, ela será muitíssimo bem vinda.
Abc a todos



CARTILHA DE DEFESA CIVIL PARA O CIDADÃO


Ligue: 199 para DEFESA CIVIL     
Ligue: 193 para BOMBEIROS     
Ligue: 192 para SAMU

01 – Sempre coloque em primeiro lugar a segurança de sua família
02 - Mantenha em casa um estoque regular para uma semana de alimento (não perecível), água potável e também tenha sempre à mão, lanterna com pilhas novas, velas e fósforo.
03 – Mantenha seu terreno livre de lixo e entulho ( todos os dias, pois vc não sabe quando pode acontecer um desastre ou enchente, etc...)
04 – Mantenha sua construção no mínimo a 20 metros do ribeirão
05 – Derrube qualquer construção a menos de  20 metros do ribeirão, para evitar represar as águas 
06 – Construa uma plataforma elevada de concreto ou madeira, para colocar seus móveis ou pertences, quando há enchente ou enxurrada e estabeleça a altura com a cota em 16 metros (para Blumenau onde a cota máxima é perto desta medida). *Quando ocorre um desastre ou enchente, sua família, com a plataforma, pode levantar e salvar seus bens e  suas vidas, porém se for ocorrência muito forte, saia de casa com sua família.
07 – Façam seu plano particular de defesa civil, pois vocês não terão atendimento imediato do poder Público local. Haverá muitas famílias a serem atendidas, vocês sempre terão que ter um plano de emergência, pois terão que aprender a conviver com esse tipo de eventos.
08 – Reveja as entradas e saídas de fluxo de água em seu terreno; elas devem prever grande movimento de água.
09 – Transforme os locais onde a água alcança em garagem e construa mais alto, consulte um engenheiro.
10 – Evite que sua família vá para um abrigo, ou se antecipe e negocie um local onde você possa levar sua famlia e seus pertences, pois você vai estar sujeito a várias ocorrências como, comer o que os outros fazem, dormir com muitas pessoas, pouca higiene pessoal, risco de pegar alguma doença, pois sua família vai estar junto com muitas outras, ali abrigadas.
11 – Nos morros, instale calhas no telhado e canalise a água da chuva para que o terreno não fique úmido e não provoque o desbarrancamento.
12 – Nos morros, verifique sempre os canos de esgoto e água de sua casa, pois se eles tiverem furos, vão umedecer o terreno e provocar desbarrancamento; não faça instalações meia-boca.
13 – Em situações de chuva forte ou situação de risco, fique atento para o inesperado.
14 - Durante chuvas com trovoadas desligue os aparelhos elétricos da parede.
15 – Tenha ferramentas básicas em casa, por exemplo: enxada, pá, facões, machado, vassoura, baldes, latas grandes, etc...
16 – Faça cursos básicos de sobrevivência e defesa civil, na sua comunidade;
17 – Para famílias que têm idosos morando sozinhos, estabeleça medidas urgentes de prevenção, pois tivemos casos em nosso bairro que o idoso não foi amparado adequadamente, nem pela família, nem pelo poder público; sempre verifique os estoque de remédios, alimentos especiais, roupas secas.
18 – Mantenha sua família em lugar seco e limpo, evite que alguém fique doente num período de calamidade, principalmente os idosos.
19 – Para quem tem familiares com doenças crônicas, mantenha o estoque adequado de medicação, pois os desastres paralisam as ruas entre 01 a 05 dias, ou mais.
20 – Entenda que cada ocorrência é tratada por setores diferentes pelo poder público, por exemplo: Salvamento com canoa é com os bombeiros, voluntários ou alguns voluntários de associação de bairro, que tiverem canoa; informações e coordenação é com a Defesa Civil, saúde é com o SAMU etc.., então veja na sua cidade como funciona essa coordenação, nas situações de emergências. Busque ajuda com segurança, seja pública ou amigos, o mais rápido possível, isto pode salvar uma vida.
21 - Não tenha vergonha de pedir ajuda, a seu vizinho, familiares, patrões ou amigos, em caso de emergência.
22 – Manifeste interesse em participar de um grupo de defesa civil no seu bairro
23 - Mantenha permanentemente uma mochila (impermeável) com materiais emergenciais de sobrevivência, bem como a busca de informações e o treinamento constante, de como sobreviver sozinho ou em grupo, em diversas circunstâncias. O desenvolvimento de algumas habilidades como: fazer fogo, nadar, encontrar alimentos e automedicar-se, entre outras são essenciais agora e certamente serão mais ainda no futuro.
24 – Nos dias atuais, qualquer ganho de tempo útil que você tiver, para empreender seus afazeres faz diferença na sua renda no final do mês, assim justifico para você que, se você tiver um plano de contingência de defesa civil para sua família você estará melhorando ou mantendo a sua qualidade de vida, mesmo quando a mãe natureza nos castiga.
25 – Lembre-se que o poder público, nestas situações, sempre terá muitas famílias a serem atendidas, então sempre tente mais de uma maneira de buscar ajuda nas emergências.
26 - Procure fazer com que as TV's, Rádio, Jornal e Internet tenham matérias diárias de prevenção em defesa civil, nos períodos de chuvas fortes.
27 - Se a previsão de enchente ou desastre da Defesa Civil informar que as águas ou desmoronamentos vão atingir sua moradia, saia de casa imediatamente.  Não ponha em risco seus familiares e as vida dos salva vidas que terão que removê-los de canoa, por que você e toda a sua familia não saiaram de sua casa, em tempo hábil, quando foram orientadas (isto é frequente e muito errado)
28 - Mantenha uma ou mais canoas em seu bairro e sempre saiba (e divulgue) quem esta de posse delas.
29 - Não consuma bebida alcoólica, assim você poderá ajudar sua familia e até você mesmo.
30 - Você que é morador novo no bairro ou mora de aluguel e nunca enfrentou enchente, acredite nesta Cartilha e coloque-a  em prática.
31 - Fique alerta para roubos nas casas, escolas, creches e também de sua  comida.
32 - Ponha seus animais em lugar a salvo, livre de correntes e cordas, mesmo ao sair de casa.
33 - Meta: Ache uma casa de uma família amiga, em seu bairro, para abrigar você e sua família, em caso de enchente ou deslizamento, acredite, a mãe natureza faz sempre o que quer e nada a impedirá.
34 - Ajude aos idosos que moram sozinhos em sua rua ou onde você tenha conhecimento.
35 - Por gentileza, ajude a divulgar e compartilhar esta cartilha ( urgentíssimo ).
36 – Esta cartilha é simples e assim temos que viver a vida – simples mas organizada.


Cartilha produzida pela AMVRF, baseada na experiência de vida dos moradores do Vale do Ribeirão Fresco, em Blumenau (SC) que já enfrentaram muitas tragédias durantes as chuvas fortes e enchentes, por muitos anos.

ASSOCIAÇÃO DE MORADORES DO VALE DO RIBEIRÃO FRESCO - AMVRF
Diretor Heriberto Eliziário Bailer
Rua Pastor Oswaldo Hesse, 2180
Bairro: Ribeirão Fresco
Blumenau - SC

ENVIADO POR HERIBERTO E. BAILER - REDE ARCA DE NOÉ -  BLUMENAU - SC
NOSSA SUGESTÃO AOS INTERNAUTAS:


Sugerimos que você possa reproduzir estas sugestões da Cartilha do Heriberto para análises e estudos em sua comunidade, sua escola, seu grupo ambiental ou da Igreja. Se possível, orientar as pessoas que moram em áreas de risco de deslizamentos, de enchentes, que já enfrentaram tragédias em anos anteriores, NA ÉPOCA DAS CHUVAS.

Se tiver oportunidade, busque também ajuda na mídia local, para uma maior divulgação - ninguém vai se negar.


Certamente encontrará apoio de muitas professoras (es) das escolas próximas dessas regiões de risco, que poderão fazer leituras e estudos com seus alunos, além de recomendar que as crianças levem essas orientações para seus pais e familiares.


Também poderá buscar apoio junto aos padres, pastores, dirigentes espíritas, guias de diversas religiões, que buscam melhor qualidade de vida e segurança para seus fiéis; e se for feita uma solicitação especial, poderão até  fazer leituras e recomendações sobre a Cartilha, nas suas reuniões religiosas.


Finalmente, um outro segmento que certamente poderá ajudar a fazer cópias xerox da cartilha, para  distribuir entre seus empregados, familiares e amigos são as Associações Comerciais, bancos e estabelecimentos do comércio e industrias, que se interessarão em divulgar essas recomendações entre seus colaboradores, evitando que sofram com as tragédias,  na época das chuvas fortes.

Prof. Jarmuth Andrade
Campanha Diga Não às Enchentes 
Blog SOSRiosBr




BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br