Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

13 de março de 2012

AS MAIS GRAVES DOENÇAS AMEAÇAM OS FREQUENTADORES DAS PRAIAS PAULISTAS, DIZ CETESB

Durante o verão o Blog SOSRiosBr manteve campanha contra praias poluídas, alertando os pais!

Editorial - Folha de São Paulo

editoriais@uol.com.br
  

Paraísos poluídos

Gastroenterite, hepatite A, febre tifoide. Otites, dermatoses, conjuntivite. Moléstias como essas compõem, segundo a Cetesb, a gama dos riscos a que se expõe quem frequenta as praias do litoral paulista. Ao menos aquelas consideradas impróprias para banho -as quais se encontram, nos últimos tempos, até no município de Guarujá.

Chega a ser irônico que um dos pontos turísticos mais procurados e com mais infraestrutura comercial e hoteleira do Estado de São Paulo tenha apenas 30% de suas praias em condições de balneabilidade, na média das últimas cinco semanas.

Os dados sobre o Guarujá, divulgados pela agência ambiental do governo paulista, contrastam com a situação de municípios de menor arrecadação, como Peruíbe, e também com os números de cidades bem mais populosas, como Santos -onde o mar estava próprio para banho em toda a extensão da orla marítima. 

É certo que tais dados variam bastante. Em Ubatuba, por exemplo, onde 90% das praias estiveram próprias nas últimas cinco semanas, caiu de 62% (2009) para 57% (2010) o número das praias permanentemente em tais condições, segundo relatório da Cetesb. Por outro lado, na média de 2010, as águas do Guarujá mantiveram-se próprias em 73% dos casos.

Não por acaso, Praia Grande (55% de praias próprias nas últimas semanas) e Guarujá (30%) são os municípios paulistas com maior população flutuante anual: 360 mil, no primeiro caso, e perto de 200 mil, no segundo. É provavelmente esse fator que faz Ilhabela, por exemplo, contar com praias em boas condições, apesar de ter apenas 4% das residências atendidas por coleta de esgoto.

O Guarujá, com 51% de atendimento, fica entre os extremos de Santos (97%) e Ilhabela. As autoridades ressaltam que, mesmo em locais onde é possível a ligação com redes de saneamento, muitas residências não as utilizam. A chamada poluição difusa, na qual dejetos são transportados diretamente pela chuva para córregos e para o mar, também se manifesta, em especial na temporada de verão.

Fiscalização, investimento do Estado e dos municípios, além de maior educação ambiental, são necessários para mudar esse quadro. Mansões e hotéis de luxo à beira de praias cortadas por fétidos cursos d'água são um cenário típico do litoral paulista. Típico também, pode-se dizer, da mistura de subdesenvolvimento e prosperidade que caracteriza o Brasil.

SE AS PRAIAS DAS BADALADAS CIDADES DE VERANEIO DE SP ESTÃO ASSIM, IMAGINEM A SITUAÇÃO DOS NOSSOS CÓRREGOS E RIOS...



BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br