Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

13 de março de 2012

BOA SOLUÇÃO PARA SANEAMENTO NA ZONA RURAL - DIVULGUE NA SUA BACIA

Fossa  séptica biodigestora 
com filtro garantem 
saneamento na zona rural
07/12
Sistema é muito barato e a eficiência é garantida. Três caixas d'água são os materiais mais caros de todo o sistema.
 
Uma solução simples e barata está sendo desenvolvida numa propriedade rural do bairro Baguaçu para tratar o esgoto das residências rurais. O não tratamento do esgoto compromete diretamente a saúde da população, pois muitas doenças são transmitidas pela água como: diarréia, hepatite e cólera.

A Embrapa – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária desenvolveu a um panfleto que instrui o produtor rural a construir o sistema de forma simples e eficaz. 

Membros da AGA, estudando sobre reciclagem de águas nos sistemas de permacultura, estão testando pequenas alterações no projeto da Embrapa para incluir no sistema o tratamento das águas cinzas (pias e ralos) também, já que o projeto da fossa séptica biodigestora é exclusiva para as águas negras (vaso sanitário).

No Sítio Naturaleza está sendo construído a fossa biodigestora com filtros biológicos. A proposta é de que, em dando certo o experimento, possa ser socializado para os produtores rurais das microbacias do Baguaçu e Baixotes, que são os dois principais afluentes do Rio Tietê e que servem para abastecimento público nas cidades de Araçatuba e Birigui.

No sistema são usados apenas três caixas d'água e conexões para interligar o efluente (esgoto) de uma caixa para outra. Na terceira caixa, pedras, pedrisco, areia promovem uma filtragem da matéria orgânica e quando finalizado o tratamento as aguás passaram por um pequeno lago com plantas aquáticas para garantir a eficiência do sistema.



















































































BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br