Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

6 de março de 2012

ELETROBRAS FURNAS IMPEDIDA DE FUNCIONAR COMPLEXO ANTA-SIMPLÍCIO POR FALTA DE TRATAMENTO DE ESGOTOS

                                               hidrelétrica Simplício - Rio Paraíba do Sul , em Três Rios (RJ)

Justiça impede usina de operar até montar sistema de esgoto


A empresa Eletrobras Furnas está impedida de colocar em operação o Complexo Hidrelétrico de Anta/Simplício, no Rio Paraíba do Sul, pois ainda não concluiu o sistema de coleta e tratamento de esgoto para os moradores dos distritos de Anta, no Rio, e Chiador, em Minas.


A decisão de proibir a entrada de operação foi tomada pela 1ª Vara Federal em Três Rios a pedido dos Ministérios Públicos Federal e Estadual. De acordo com o MP, apesar de Furnas já ter conseguido a licença de operação no Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), o sistema de coleta e tratamento de esgoto não está pronto e sua conclusão é obrigatória para que a usina entre em funcionamento.


De acordo com o MP, estudos apontam que a usina acarretará ¿graves prejuízos ao meio ambiente, à população e à economia local, devido ao redirecionamento de 76% das águas do Rio Paraíba do Sul, por meio de túneis e lagos, para a geração de energia elétrica¿.


O Ministério Público destaca ainda que, "esse redirecionamento provocará poluição e redução da vazão do rio em Sapucaia, no distrito de Anta e em Chiador, localidades que captam água do Paraíba do Sul para abastecimento público e despejo de esgoto".


Segundo o MP, a "decisão do juiz federal Caio Márcio Gutterres Taranto estabelece o período de 72 horas para Furnas apresentar o cronograma de implantação da hidrelétrica com os prazos, inclusive, de conclusão das obras condicionantes". O Complexo de Simplício terá capacidade instalada para produzir 333,7 megawatts (MW) de energia.

DiárioNet

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br