Pagamento Serviços Ambientais
Data: 02 de março de 2012
Horário: das 9h às 17h30
Local: Auditório Dante Barone na Assembleia Legislativa do RS
Promoção: Comissão Especial sobre o Pagamento de Serviços Ambientais
Informações: (51)3210-2242 / 3210-2284 ou comissãopsa@al.rs.gov.br
Gratuito e aberto ao público 

Visa discutir importantes questões sobre o maior projeto de incentivo aos que procuram aliar sustentabilidade com prosperidade.

Os poderes Legislativo, Executivo, Judiciário e demais entidades, organizações e público em geral estarão juntos nesse importante momento de discussão e criação. Presenças confirmadas de parlamentares, da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, do Secretaria Municipal do Meio Ambiente, prefeitos, secretários municipais, do Procuradoria Geral do Município, representantes de entidades e organizações de Meio Ambiente.
Programação:
 09:00 – CERIMÔNIA DE ABERTURA
09:30 – Pagamento de Serviços Ambientais: definição, histórico e experiências – Geógrafa Eliane Regina Oliveira dos Santos;
Apresentação de vídeo sobre o caso de Extrema/MG – comentários de Alexandre Scheifler, Meio Ambiente da FETAG e Dirceu Slongo, da EMATER.
10:15 – A experiência de New York, comentários e visão técnica – Alex Strey, Presidente da Fundação Zeri Brasil e Diretor da Polar Ambiental.
11:00 – Sustentabilidade e REDD – Camila Moreno, Coordenadora do Programa de Sustentabilidade da Fundação Henrich Boell no Brasil.
11:45 – Debate sobre os temas, com as entidades, organizações e participantes – Mediação: Dep. Alexandre Lindenmeyer. Relator da CEPSA.
12:30 – INTERVALO
14:00 – Instrumentos Econômicos de Tutela Ambiental – Dr. Daniel Martini, Doutor em Direito Ambiental Econômico da Universidade de Roma, Promotor de Justiça.
14:45 – O Ministério do Meio Ambiente e o PSA – Roberto Vinzentin, Sec. Nacional de Extrativismo do MMA.
15:30 – Debate sobre os temas, com as entidades, organizações e participantes.
16:00 – Comentários dos convidados:
Sr. Rafael Volquind. Diretor Técnico da FEPAM.
Sr. Roberto Magnos Ferron. Diretor do DEFAP/SEMA.
16:30 – Manifestações dos integrantes da Mesa.
Manifestação do relator da CEPSA Dep. Alexandre Lindenmeyer.
17:00 Dep. Pedro Pereira – Presidente da CEPSA. Agradecimentos e encerramento