Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

13 de março de 2012

SOS LAGOA DO IBIRITÉ - CBH-PARAOPEBA - BELO HORIZONTE - MG

Lagoa da Gente

Mobilização e educação ambiental para a proteção da Lagoa de Ibirité


Em Ibirité, região metropolitana de Belo Horizonte, o CBH-Paraopeba, por meio de sua secretaria executiva, o CIBAPAR, se uniu à Refinaria Gabriel Passos (Regap/Petrobrás) e à comunidade para discutir a importância das águas no contexto da Lagoa de Ibirité.
A Lagoa de Ibitité – também conhecida pela população local como “Lagoa da Petrobrás” – foi construída no final da década de 1960 como um dos equipamentos do ciclo produtivo da Regap. Tal qual em outros mananciais próximos às regiões metropolitanas, o uso e ocupação do solo, bem como usos múltiplos de suas águas, traz riscos para o meio ambiente e para a saúde pública.

Um exemplo desses riscos é a presença das algas cianofíceas (algas azuis). A Lagoa de Ibirité apresenta, desde alguns anos, altas concentrações dessas algas. Em outros lugares, a presença destas algas tem sido a principal causa de mortes. Tais micro-organismos têm habilidades neurotóxicas e hepatotóxicas, ou seja, podem prejudicar o funcionamento do sistema nervoso e do fígado.

Plantio de Mudas - Entorno da Lagoa de Ibirité - 21/06/2008
Como as regras estabelecidas pela Política Pública das Águas são muito recentes e, em certos aspectos, até se chocam com as regras da Política Pública de Meio Ambiente, a democratização e popularização do contexto sócio-ambiental da Lagoa de Ibirité é imprescindível para futura alteração desse cenário.

O projeto Lagoa da Gente promove, até junho de 2011, estudos sobre as condições ambientais da lagoa e sobre o território por ela drenado visando tratar do assunto com comunidade escolar, sociedade civil organizada e usuários de suas águas, por meio de oficinas, seminários, reuniões e campanhas de sensibilização. Hortas comunitárias, maquetes das sub-bacias, aquecedores solares com materiais reciclados, dentre outras atividades, também estão previstas.

Nesses eventos, sempre gratuitos e abertos ao público, é estimulado o debate acerca do atendimento das necessidades básicas da população (alguns bairros dos arredores não têm equipamentos sociais básicos) e as suas relações com a gestão e o gerenciamento das águas da sub-bacia da Lagoa de Ibirité. A questão ambiental perpassa a sustentabilidade ambiental do desenvolvimento econômico e também se refere à equidade social, considerados aspectos culturais locais e regionais.
Confira algumas das ações realizadas pelo projeto

  • Curso para formação de Agentes Ambientais
  • Criação do grupo Natureza Viva;
  • Oficina de Aquecedor Solar;
  • Oficina de Reaproveitamento de Garrafas Pet;
  • Plantio de mudas no entorno da Lagoa;
  • Oficina de Sabão;
  • Blitze Educativa;
  • Criação das hortas comunitárias,
  • Passeatas pela recuperação da Lagoa;
  • Grupo de teatro;
  • Mobilização comunitária para reivindicação da construção da ETE-Ibirité;

ASSISTA O VÍDEO - NOSSA LAGOA AQUI AO LADO





Fonte: CIBAPAR


SAIBA MAIS - ÁGUAS DO PARAOPEBA




BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br