Se você e sua comunidade desejam resolver o problema de poluição e contaminação das águas de sua bacia hidrográfica, basta procurar o MINISTÉRIO PÚBLICO de sua Comarca e solicitar providências, através de uma "AÇÃO CIVIL PÚBLICA", contra os poluidores. Não tem custo algum e suas gerações futuras vão agradecer muito!

DIA DA TERRA 2014

DIA DA TERRA 2014
O que fizermos para o nosso PLANETA TERRA será sentido e colhido pelos nossos filhos, netos e bisnetos nas próximas décadas. Poderão ser ações destruidoras ou benéficas...lembrem-se que nossas ações serão cobradas ou valorizadas por nossas gerações futuras! <\b>

Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

13 de março de 2012

SOS SOLO, NASCENTES, RIACHOS E RIOS DO MARANHÃO - MONOCULTURA DO EUCALIPTO E O DESERTO VERDE

A Monocultura do Eucalipto e o Deserto Verde no MA

Daqui a no máximo 10 anos esses rios deixarão de existir
                                              As máquinas fazem o serviço sujo
A monocultura do eucalipto estão destruindo o solo, as nascentes, os riachos e rios do MA

O estado do Maranhão está devastado pela monocultura do eucalipto, que destrói toda mata nativa, que tem como consequência mais imediata, a destruição do solo para outros tipos de cultura, as nascentes, os riachos e os rios. O plantio do eucalipto vem se expandindo cada vez mais em nosso paí­s, devido a  grande rentabilidade que é capaz de gerar. 

O município Urbano Santos é um do mais afetados por essa praga chamada eucalipto, no estado do Maranhão.

A MONOCULTURA E O DESERTO VERDE 

"O eucalipto é uma planta originária principalmente da Austrália e do continente da Oceania, embora algumas raras espécies sejam de ilhas como Nova Guiné e Timor, além das Ilhas Moluscas. Sua implantação em outras áreas se deu somente no século XIX, começando pela Europa, passando pelos Estados Unidos e finalmente chegando ao Brasil por meio do Sr. Frederico de Albuquerque, no ano de 1968, no estado do Rio Grande do Sul. Um dos maiores propagadores da espécie pelo país foi A. Pereira da Fonseca, realizando grandes plantações no estado do Rio de Janeiro, com variadas espécies do gênero eucalyptus. 

A planta começou a ser amplamente utilizada depois da descoberta de seu valor econômico, e hoje é utilizada como principal fonte de alimentação da indústria da celulose no Brasil, o que acaba por ocasionar grandes discussões e até mesmo conflitos entre proprietários de terras plantadas com o eucalipto e a grande massa de militantes sem-terra. 

Uma das grandes vantagens do eucalipto e sua rápida difusão, é o fato de a planta ser capaz de se adaptar aos mais diversos tipos de climas, desde locais quentes e secos, como os deserto australianos, e  climas muito úmidos e frios, como na Escócia. 

O termo deserto verde vem ganhando um grande destaque na mí­dia, tanto no âmbito nacional quanto no internacional, devido a  grande repercussão que tem causado os atritos que envolvem esse termo. Mas o que afinal define o deserto verde? (Rafael Said Bhering Cardoso)


Edmilson Pinheiro
São Luí­s/MA/Brasil

www.forumcarajas.org.br 


FONASC CBH


BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br