Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

4 de novembro de 2012

IMPORTANTE OFICINA SOBRE A BACIA DO ALTO PARAGUAI



CONVITE PARA OFICINA SOBRE BACIA DO ALTO PARAGUAI


Prezados

Convidamos a todos para uma oficina sobre o tema Bacia do Alto Paraguai: Gestão realmente integrada e participativa a ser realizada no dia 06 de novembro das 16 às 20 h, durante o XIV ENCOB - Encontro Nacional dos Comitês de Bacias Hidrográficas aqui em Cuiabá-MT.

 
Responsáveis: Débora F. Calheiros - Embrapa Pantanal/UFMT e Solange Ikeda - UNEMAT
 


Ementa: A Bacia do Alto Paraguai, formadora do Pantanal, tem sofrido vários impactos ambientais nas últimas 4 décadas de forma crescente e sem um planejamento adequado do uso dos seus recursos naturais, colocando em risco a conservação do bioma. 

Embora vários estudos tenham sido realizados objetivando o seu uso sustentável (EDIBAP, PCBAP, GEF/Pantanal) a conservação dos seus rios e planícies não está se efetivando. Atualmente o maior risco para a sua conservação é a proliferação de mais de uma centena de barragens para a geração de energia hidroelétrica em toda a bacia, sem qualquer planejamento e análise integrada dos efeitos sinérgicos para a conservação dos processos ecohidrológicos que sustentam a pesca, o turismo de pesca e a pecuária tradicional, as princiapis atividades socioeconômicas da região. 

Assim, esta reunião tem o objetivo de informar e discutir com a sociedade, em especial pescadores, ribeirinhos e membros do setor de turismo de pesca, sobre a questão e obter, de forma participativa, encaminhamentos de como atuar dentro do SNGRH para reverter este cenário negativo.
 
Esta atividade está relacionada ao projeto recém aprovado pelo FONASC - Fórum Nacional da Sociedade Civil nos Comitês de Bacias Hidrográficas junto à IUCN - Holanda que tem como objetivo informar/discutir com as comunidades ribeirinhas e pescadores sobre esta questão crucial para a conservação do sistema BAP/Pantanal.


Participem!

Atenciosamente,

Débora Calheiros
Embrapa Pantanal/UFMT


 
"Desinformar é controlar..."

Marilena Chauí


Fonte: http://fonasc-cbh.org.br/

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br