Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

7 de novembro de 2012

NA MARGEM ESQUERDA DO RIO TAPAJÓS ESTÁ O PARQUE NACIONAL DA AMAZÔNIA - ITAITUBA (PA)



Thumb








Parque Nacional da Amazônia



Parque Nacional da Amazônia está localizado a 370 km de Santarém, situado à margem esquerda do rio Tapajós, no município paraense de Itaituba - e em pequena porção no município de Maués (AM). 

O parque é coberto em sua maior parte por floresta úmida, de terra firme, com numerosas e variadas espécies de árvores, chegando as mais altas a alcançar 50 metros.

A baixa luminosidade da área propicia o desenvolvimento de trepadeiras, musgos, líquens, orquídeas e samambaias, entre outras espécies. Entre as espécies mais comuns destacam-se as seringueiras, castanha-do-pará, angelim-rajado, freijó, acapu, maçarandubas e o bem brasileiro jacarandá. 

Ao longo dos rios e ilhas ocorrem ainda as florestas aluviais, divididas em várzeas e igapós e ricas em palmeiras açaí (Euterpe oleracea) e buriti (Mauritia flexuosa). 

Fauna

Embora com populações relativamente reduzidas, a fauna de mamíferos do Parque é uma das mais variadas do mundo.

Encontram-se ai o tamanduá-bandeira, tatu-canastra, cachorro-do-mato-vinagre e cachorro-do-mato-de-orelha-curta, todos ameaçados de extinção, bem como a ariranha, peixe-boi-da-amazônia, duas espécies de botos e lontra. 

Aves

A mesma variedade se observa com relação às aves, representadas por mais de 250 espécies, algumas também ameaçadas de extinção. Entre as pernaltas destaca-se a garça-real, além do maguari, colhereiro e várias espécies de araras, periquitos e papagaios. Podem também ser vistos os ameaçados urubu-rei e águia-real. 

Possivelmente todas as formas de répteis estejam representadas no Parque, a começar por três espécies de tartarugas, dentre as quais a mais comum é a tartaruga-do-amazonas Pode-se também encontrar jacaré-tinga, jacaré-açu, surucucu e jibóia-verde, além de cinco variedades de rãs. Considerado o bacalhau brasileiro, o pirarucu (Arapaima gigas) é o peixe de maior porte que habita os rios da região, sendo também comuns os tambaquis (Colossoma spp) e tucunarés (Cichla ocelaris e Cichla temensis). 

Essas espécies encontram no Parque condições ideais de reprodução e manutenção de suas populações. O clima da região é o típico tropical, quente e úmido, com temperaturas médias entre 24ºC e 26ºC. 

De setembro a dezembro o clima é mais seco, fazendo com que o período seja o mais propício para visita. 

Visitação: Preço: R$ 6,00 Fone/fax: (93) 518-1530 

Informações Gerais: Para menores de 10 anos a entrada e franca. O aluguel de casa custa R$ 20,00 por pessoa.

Infra-estrutura

O parque não possui infra-estrutura, mas tem como cidades de apoio Itaituba e Santarém, a primeira localizada a 65 km do parque, possui hotéis e restaurantes. A segunda, que fica a 18 horas de barco, possui hotéis bem equipados, restaurantes, praias, museu indígena e aeroporto internacional.

Objetivos específicos da unidade

Preservar vários ecossistemas amazônicos naturais, com a finalidade científica, educativa e recreativa.

Decreto e data de criação

Foi criado pelo Decreto n° 73.683 de 19.02.74 e alterado pelo decreto 90.823 de 18.01.85.

Endereço para correspondência

Av. Marechal Rondon, s/n - Escritório do IBAMA

68181- 010 - Itaituba - PA

Fone: (93) 518-1530

Fax: (93) 518-1530 
 
O acesso 

pode ser feito por via aérea 
(Belém/Manaus/Itaituba), fluvial e rodoviária (Santarém a Itaituba). A cidade mais próxima do parque é Itaituba que fica a 65 km e a 1000 km de distância da capital.


BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br