Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

7 de novembro de 2012

O CBH-SM JÁ TEM SEU NOVO PLANO DE BACIAS



Plano Diretor das Águas da Serra da Mantiqueira será entregue nesta quinta-feira
 
Plano de Bacias é um Plano Diretor Regional de Recursos Hídricos, em que são estabelecidas metas e ações necessárias para a melhoria, preservação e/ou recuperação das águas 
 


A Cooperativa de Serviços e Pesquisas Tecnológicas e Industriais (CPTI) e o Comitê das Bacias Hidrográficas da Serra da Mantiqueira (CBH-SM) realizarão Seminário para a divulgação de ações do Plano das Bacias Hidrográficas da Serra da Mantiqueira. O evento acontece nesta quinta-feira, dia 8 de novembro, às 14 horas, na Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP), em Campos do Jordão, situada à Av. Frei Orestes Girardi, nº 3 – Vila Abernéssia.

O Plano de Bacias é um dos mais importantes documentos de referência na temática das águas e interface com outras áreas relevantes (saneamento, unidades de conservação, resíduos sólidos, áreas de risco, etc.). Trata-se de um Plano Diretor Regional de Recursos Hídricos, em que são estabelecidas metas e ações necessárias para a melhoria, preservação e/ou recuperação dos recursos hídricos, como subsídio à gestão participativa das águas via Comitê de Bacias.

Estudos efetuados indicaram que os principais problemas da região são: lançamento de esgotos domésticos sem tratamento nos rios – realidade que promete ser mudada com a implantação de novas Estações de Tratamento de Esgotos (ETEs) em Campos do Jordão e São Bento do Sapucaí; áreas ainda não atendidas por serviços de água e esgoto; impacto da população flutuante atrelada ao turismo sazonal, acarretando em aumento do consumo de água e da geração de resíduos sólidos e esgotos; extração excessiva de água em algumas pequenas bacias hidrográficas, notadamente em Campos do Jordão; insuficiente monitoramento da qualidade das águas e controle sanitário sobre pequenas captações de água e minas; falta de controle sobre sistemas de saneamento independentes, como fossas e mesmo lançamentos clandestinos; existência de áreas potencialmente contaminadas por antigos lixões nos três municípios da região; problemas de drenagem urbana e áreas sujeitas à inundação; ocupação em áreas de risco; necessidade de maior mobilização social dentro da gestão participativa das águas e do prosseguimento, atualização ou detalhamento de estudos técnicos temáticos; e necessidade de maior mobilização e capacitação de atores potenciais participantes do sistema com vistas ao uso de recursos financeiros disponíveis.

O Plano propõe metas para a melhoria desta realidade, através de uma série de ações (algumas já em andamento) e investimentos para sua realização, estimados em mais de R$ 400 milhões até 2029, sendo que parte destes recursos já está sendo investido, como a instalação de ETEs pela SABESP.

No Seminário será entregue um Caderno-Síntese, como parte das atividades de divulgação do Plano das Bacias Hidrográficas da Serra da Mantiqueira.

SERVIÇO:
Seminário Plano das Bacias Hidrográficas da Serra da Mantiqueira
Data: 8/11
Horário: das 14 às 17 horas
Local: UNIVAP – Campus de Campos do Jordão – Av. Frei Orestes Girardi, nº 3 – Vila Abernéssia


BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br