Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

6 de novembro de 2012

PROSSEGUE EM CUIABÁ O XIV ENCOB QUE RECEBEU O GOVERNADOR DO MATO GROSSO



ENCONTRO NACIONAL 06/11/2012 

Silval Barbosa destaca desenvolvimento sustentável do Estado 

Da Reportagem

Prossegue nesta terça-feira (06), no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá, o XIV Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas. O evento foi aberto oficialmente na noite dessa segunda-feira (05) com a presença do governador Silval Barbosa e autoridades brasileiras e da América do Sul. Durante a solenidade, o governador de Mato Grosso falou sobre o processo de desenvolvimento e o maior desafio que o Estado enfrenta, promover o crescimento da produção com responsabilidade e sustentabilidade ambiental e em todos os aspectos.

“Mato Grosso é o maior produtor de soja com 22 milhões de toneladas, maior produtor de milho com mais de 15 milhões de toneladas, é responsável por 50% da produção de algodão do país e tudo isso produzido em 8% do nosso território. Mantemos 64% das nossa áreas intocadas e totalmente protegidas”, destacou. Silval Barbosa falou também do potencial hídrico do Estado e da importância dos Comitês de Bacias Hidrográficas na gestão participativa e integrada desses recursos.

O presidente da Rede Brasileira de Organismos de Bacias (Rebob), Lupércio Ziroldo Antonio enfatizou mais uma vez o caráter inédito do evento no Estado. “Nas demais edição do Encob lidamos com conflitos. Em Mato Grosso, a preservação é nosso ponto de partida”. Para Ziroldo, nesse contexto, a Educação Ambiental assume um papel fundamental.

O coordenador do Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas, Mario Dantas destacou a participação das delegações dos Estados – Acre, Alagoas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins -, e de países da America do Sul.

Dantas falou também da importância da renovação, com a presença de estudantes e jovens, o que fortalece os Comitês de Bacias Hidrográficas, pensamento compartilhado pela coordenadora do Fórum Nacional de Órgãos Gestores das Águas (FNOGA), Cleide Pedrosa.

Cerca de mil participantes do evento acompanharam a solenidade de abertura, encerrada com uma apresentação dos Mascarados de Poconé e de Pescuma, Henrique e Claudinho. Participaram da solenidade de abertura o presidente da Agencia Nacional de Águas (ANA), Vicente Andreu; o secretário de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano do Ministério de Meio Ambiente (MMA), Pedro Wilson Guimarães, representando a ministra do Meio Ambiente, Izabela Teixeira, entre outras autoridades.

ENCOB – O XIV Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas discute este ano o tema “Comitês de Bacias: Trabalhando Soluções para a Sustentabilidade da Gestão das Águas”. Participaram do evento representantes do poder público, das três esferas de governo - federal, estadual e municipal -, usuários de água, ONG’s, universidades e interessados no tema, vindos de vários estados brasileiros e do exterior, um total de aproximadamente 1.800 pessoas.

Nesta terça-feira, no período da tarde, acontece a mesa de diálogo com o tema “O Valor Econômico da Água: a Influencia da Política de Recursos Hídricos na Gestão Ambiental" e a apresentação de experiências exitosas e boas práticas em Recursos Hídricos.

O encontro é realizado pela Rede Brasil de Organismos de Bacias (Rebob), o Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas, o governo do Estado de Mato Grosso e parceiros. A programação completa do evento está disponível no site da Sema www.sema.mt.gov.br (Maria Barbant/Sema-MT)



BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br