Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

1 de maio de 2013

OFICINA DE TRABALHO SOBRE GESTÃO DE RH DO RIO TAQUARI - MS

Taquari será tema de reunião sobre gestão de recursos hídricos em Brasília
Publicado em 30/04/2013 por Lilás Comunicação
Divulgação
Articulação do Sindicato Rural de Corumbá, Federação de Agricultura de Mato Grosso do Sul (Famasul) e Embrapa Pantanal garantiu a inclusão do tema Rio Taquari na pauta da oficina de trabalho sobre gestão de recursos hídricos em área de fronteira, que ocorrerá nos dias 6 e 7 de maio na Agência Nacional de Águas (ANA), em Brasília.
No dia 7, a chefe da Embrapa Pantanal, bióloga Emiko Kawakami Resende ocupará a cadeira da Confederação Nacional de Agricultura (CNA) na câmara técnica do Conselho Nacional de Recursos Hídricos, organizador do evento, e fará uma exposição sobre o desastre ambiental do Rio Taquari, com base em estudos realizados pelo órgão de pesquisa, com sede em Corumbá, em 2003.

Os impactos ocorreram a partir da década de 1970 com a expansão agrícola na região noroeste de Mato Grosso do Sul. O desmatamento e mau uso do solo desencadearam o carreamento de areia para o rio. Com o entupimento do seu leito, o Taquari jogou suas águas para os campos, inundando permanentemente 1,5 milhão de hectares ocupados pela pecuária no Pantanal.

Estudo
A apresentação da Embrapa, segundo Luciano Leite, presidente do Sindicato Rural de Corumbá, será importante para retomar a discussão dos danos ambientais, sociais e econômicos no Pantanal causados pelo assoreamento do Taquari, e acelerar a retomada das ações de intervenção no rio definidas pela Comissão Interministerial criada pela presidência da República em 2005.


O encontro terá várias abordagens, dentre elas a definição de uma estratégia comum e de uma política nacional para a gestão dos recursos hídricos em áreas de fronteira, a cargo da presidência da República e ANA, e os princípios gerais defendidos pelo Brasil nas discussões internacionais sobre recursos hídricos fronteiriços e transfronteiriços.

Por ocasião da fala de Emiko Resende, estarão presentes os diretores do Sindicato Rural, Luciano Leite e Bruno Viegas; a vereadora Cristina Lanza; o secretário de Produção Rural de Corumbá, Pedro Lacerda; os pesquisadores Urbano Abreu e Nilson de Barros; o presidente da ONG SOS Taquari, Daniel Marinho; e ribeirinhos e produtores do Taquari.

No Senado
Foi agendado para às 9h do dia 15 de maio, em Brasília, uma reunião dos produtores rurais do Pantanal, Sindicato Rural, Famasul, Prefeitura de Corumbá, ONG SOS Taquari e pesquisadores da Embrapa Pantanal com a Comissão de Desenvolvimento Regional do Senado, também para tratar da questão do desastre ambiental no Taquari.


Na oportunidade, a bióloga Emiko Resende apresentará a comissão parlamentar o diagnóstico dos impactos ambientais no Taquari e seus efeitos para o Pantanal. A reunião foi marcada pelo senador Ruben Figueiró, que é membro da Comissão de Desenvolvimento Regional, e terá a presença também de produtores das pequenas colônias do Taquari.
Fonte: Assessoria de Imprensa em 29 de Abril de 2013
EVERTON DE OLIVEIRA - ERA DA ÁGUA - HIDROPLAN

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br