Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

8 de maio de 2013

VAZAMENTO DE ÓLEO DIESEL NA BACIA DO RIO PARAÍBA DO SUL FOI SEIS VEZES MAIOR QUE O ANUNCIADO



Transpetro agora admite que vazamento 

foi de 49 mil litros de óleo 

 Publicação: quarta-feira, 8 de maio de 2013 


Em nota divulgada na noite desta quarta-feira, a Transpetro, empresa do grupo Petrobras, admitiu que vazaram 49 mil litros de óleo combustível do oleoduto violado numa ação criminosa, no último domingo, em São José do Barreiro (SP). Antes, a empresa divulgara o vazamento de uma quantidade seis vezes menor, em torno de oito mil litros.

Mais cedo, quando o FOCO REGIONAL publicou a informação sobre a estimativa da Cetesb, uma jornalista da assessoria de imprensa da empresa ligou para a redação do jornal contestando a avaliação. Segundo ela, o volume de óleo ainda estava sendo apurado por técnicos e não havia nenhum dado que justificasse a estimativa do órgão paulista.

Na nota divulgada esta noite, a empresa afirma que desde a ocorrência até as 17h45min desta quarta-feira seus técnicos já recolheram 40,1 mil litros do óleo diesel tanto infiltrado em terra quanto vazado para os rios, o que corresponde a 82% do volume total do vazamento, de 49 mil litros.

A unidade da empresa onde ocorreu o vazamento fica na cidade paulista localizada na divisa com o estado do Rio, próximo a Resende. O oleoduto foi alvo de uma ação criminosa para furto do combustível e, com o vazamento, o produto chegou aos rios Formoso e Sesmaria, antes de desembocar no Paraíba do Sul e afetar a população de Porto Real, Quatis, Barra Mansa, Volta Redonda, Pinheiral e Barra do Piraí. 

Nestas cidades, foi necessária a suspensão da captação de água, resultando no desabastecimento de milhares de consumidores, prejuízos para empresas e comerciantes e suspensão de aulas em Porto Real, Barra Mansa, Volta Redonda e Barra do Piraí.

O serviço de captação foi restabelecido na tarde desta quarta-feira em todas as cidades por meio de uma autorização da presidente do Inea (Instituto Estadual do Ambiente), órgão ligado à Secretaria do Ambiente do Estado do Rio de Janeiro.

Veja a íntegra da nota distribuída pela Transpetro:

“A Transpetro instalou, nesta quarta-feira (08/05), pontos de observação e barreiras de contenção nas áreas de captação de água dos municípios margeados pelo rio Paraíba do Sul. A medida preventiva foi adotada, em acordo com o órgão ambiental, visando proteger as áreas de captação de eventuais resquícios de óleo diesel que possam aparecer com a movimentação das águas do rio.
O derramamento foi causado por uma ação de criminosos, na noite do último domingo (5/5), que provocaram o vazamento do produto ao danificarem uma válvula de um duto da Companhia para furtar combustível.

Desde o inicio da ocorrência até as 17h45 de hoje, os técnicos já recolheram 40,1 mil litros do óleo diesel tanto infiltrado em terra quanto vazado para os rios, que corresponde a 82% do volume total vazado, de 49 mil litros. As equipes da Transpetro vão continuar trabalhando intensamente, durante 24 horas por dia, no recolhimento do produto até a eliminação de resíduos no solo e na água.
Consciente de sua responsabilidade social e ambiental, a Transpetro continua trabalhando em toda a região para minimizar os impactos à população e reduzir as consequências dessa ação criminosa que prejudica toda a sociedade”.  Fonte: http://www.focoregional.com.br


BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br