Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

5 de agosto de 2013

COLOCANDO A ÁGUA NO TOPO DA NOSSA LISTA DE PRIORIDADES


Água

Segunda-feira, 5 de agosto de 2013

A água está em tudo

Os desafios socioambientais da humanidade, apesar de sua grandiosidade, devem ser pensados de forma sustentável através de soluções passíveis de serem aplicadas localmente. 
Entre esses desafios estão problemas graves como o aumento das emissões dos gases de efeito estufa, a falta de espaço para disposição do lixo e especialmente a dificuldade para aumento da captação de água e manutenção da boa qualidade dos mananciais que abastecem os centros urbanos. 
Nenhuma dessas questões pode ser pensada de forma isolada e todas elas exigem coordenação e integração de políticas públicas, da ação privada além de mobilização social para que possam ser solucionadas de forma adequada.
Vejamos a questão da água. Simplesmente não podemos viver sem ela. Além de garantir nossa sobrevivência ela é a base dos alimentos, está contida em nossas roupas, enfim está em tudo o que produzimos e consumimos. É ela que nos permite viver de forma confortável e com qualidade de vida. É ela que nos deslumbra com sua beleza natural em rios, lagos e praias, nos proporciona lazer e conexão com a natureza. 
O ciclo da água se renova e se conecta através da atmosfera, das bacias hidrográficas, das águas subterrâneas e dos grandiosos oceanos que cercam os continentes. E, assim como ensina a água, nós humanos também estamos conectados através desse ciclo contínuo de vida.
Quando falamos da água, não estamos falando de mais um bem em nossa cesta de consumo básico. Assim como declarou a ONU no ano de 2010, o acesso à água e saneamento básico é um DIREITO de todo ser humano. 
Se você nunca parou para pensar de onde vem a água que sai da torneira da sua casa, é hora de começar a fazer isso. É hora também de pensar seu papel como cidadão e ativista para garantir que esse direito não nos falte. 
Muitas vezes as pessoas, mesmo sem conhecimento técnico, consideram que essa água não é digna o bastante ou limpa o bastante para ser ingerida por sua família e recorrem ao uso da água "viajante" originada em outras fontes ou cidades distantes - pura ilusão. 
Simplesmente não é possível realizarmos nossa higiene pessoal, limpeza das moradias e preparação e consumo de alimentos dentro e fora das nossas casas com segurança se a água tratada que chega até nós não for própria para o consumo humano, água potável. 
Querendo ou não, percebendo ou não, nós a estamos consumindo. A água está em tudo.
Que tal colocarmos esse item no topo da nossa lista de prioridades?

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br