Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

1 de agosto de 2013

PESQUISADORES BUSCAM ADAPTAR A REGIÃO NORDESTE AO LONGO CICLO DA SECA


Por vidas menos secas
O gado bovino é um dos primeiros a sentir os impactos da seca. Para construir um sistema produtivo adaptado a tais condições extremas, é preciso aproveitar bem os escassos recursos hídricos. (foto: Cleber Machado/ Flickr – CC BY-NC-SA 2.0)

Meus Prezados,
Não resisti em fazer esses comentários ao posicionamento do Secretário de Estado, Almir Cirilo, em relação as questões por ele tratadas na matéria em apreço.


"Algumas questões em relação às opiniões de Almir Cirilo. Primeiramente, as águas do São Francisco, para uso no Estado de Pernambuco, deveriam ser conduzidas por intermédio de adutoras, que tivessem início na margem do rio e não sendo derivadas de um canal faraônico (Eixo Leste da Transposição), o qual vem sugando os cofres públicos, prejudicando o meio ambiente e, como se isso não bastasse, esvaziando o bolso do cidadão brasileiro. 


Pernambuco, já tem experiências exitosas na adução de águas do São Francisco. A adutora do Oeste, por exemplo, abastece o município de Araripina, bem como a adutora de Salgueiro, atende a cidade de mesmo nome. A cidade de Caruaru, citada na matéria, poderia ser igualmente abastecida com as águas do Velho Chico, por intermédio de uma adutora que iniciasse seu curso, da beira do rio, e se estendesse pela região Agreste do Estado, atendendo os municípios que apresentassem déficit hídrico. 

Em segundo lugar, não concordamos, em absoluto, com a afirmativa de Cirilo de que “A área do agreste não é boa para produzir gado bovino”. Nesse sentido, o Secretário deveria estar mais atualizado de informações sobre a pecuária adaptada a climas secos, a exemplo do gado vacum oriundo da Índia (Guzerá) e do Paquistão (Sindi), que vêm sendo criados com êxito no Semiárido paraibano e, principalmente, sobre os caprinos e ovinos deslanados, que representam cerca de 92% do efetivo nacional, desse tipo de pecuária, nos limites do Nordeste seco".    

João Suassuna 


CLIQUE E VEJA A MATÉRIA: 

PESQUISADORES BUSCAM ADAPTAR A REGIÃO NORDESTE AO LONGO CICLO DA SECA - clique


BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br