Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

12 de agosto de 2013

SOS RIO IPOJUCA - AGORA SAI A REVITALIZAÇÃO DO POLUÍDO RIO IPOJUCA (PE)

Representante do BID, Daniela Marquis, e Eduardo Campos assinam contrato em PE. (Foto: Lorena Aquino/G1)
Representante do BID, Daniela Marquis, e Eduardo
Campos assinaram contrato. (Foto: Lorena Aquino/G1)

PE assina contrato com BID para revitalização da bacia do Rio Ipojuca

Banco Interamericano de Desenvolvimento vai emprestar US$ 200 milhões.
Programa prevê saneamento de 12 cidades de três regiões do estado.


Representantes do Governo de Pernambuco assinaram, nesta quarta-feira (7), um contrato de empréstimo com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para o Programa de Saneamento Ambiental da Bacia do Rio Ipojuca. A iniciativa prevê a limpeza do conjunto de cursos-d'água da região e a instalação de sistemas de esgotamento sanitário nas 12 cidades às margens do rio. Os municípios diretamente beneficiados serão PoçãoBelo JardimSanharó,TacaimbóSão CaetanoCaruaru,BezerrosGravatáChã Grande,PrimaveraEscada e Ipojuca, que contam com uma população de cerca 1,2 milhão de pessoas.
O documento foi assinado pelo governador do estado, Eduardo Campos (PSB), e a representante do BID, Daniela Carrera Marquis, em cerimônia na sede provisória do governo, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda. As obras devem ter início ainda este mês e têm prazo de seis anos para serem concluídas. A revitalização vai contar com investimentos da ordem de 330 milhões de dólares, sendo 200 milhões do BID - a serem pagos em 20 anos pelo estado - e US$ 130 em contrapartida do cofre estadual.
“O Ipojuca é um dos principais rios de Pernambuco. Ele nasce na porta do Sertão, em Arcoverde, e corta todo o Agreste. É um dos rios mais poluídos do Brasil. Nós vamos trabalhar no sentido de estruturar um projeto de resgate dessa água, em uma área onde temos o pior balanço hídrico do país", afirmou o governador.

O programa, coordenado pela Secretaria de Recursos Hídricos e Energéticos, em parceria com a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), a Agência Pernambucana de Águas e Climas (Apac), Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade e Secretaria das Cidades, deve ficar pronto em 2019.
Corrida presidencial

Após a cerimônia, o governador Eduardo Campos voltou a dizer que 2013 não é ano de tomar decisões em relação à corrida presidencial. Questionado sobre as alianças formadas pelo PSB, ele afirmou que elas não têm, necessariamente, relação com a sua possível candidatura. “O partido tem vida orgânica, em sua fundação ele continua a discutir economia, saúde, educação. Fizemos isso sempre, em ano que tivemos candidatos e em ano que não tivemos candidato. Formação de chapa parlamentar, gente que se filia ao partido, essas coisas fazem parte do dia a dia do partido, é natural”, declarou.
Campos também comentou a declaração do líder do PSB na Câmara, deputado Beto Albuquerque (RS), que afirmou ser "preciso dar um voto de confiança ao Planalto" após participar de reunião na terça (6) com a ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti. "Ele está falando em nome do partido. Nesse momento, é muito importante que a voz do PSB seja uma voz de bom senso para não admitir que o cabo de aço da disputa política leve o país a piorar a situação econômica", afirmou. Fonte: G1 - Pernambuco

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br