Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

5 de agosto de 2014

ÁGUAS DO RIO NEGRO (AM) BAIXAM E ELE ESTÁ PRÓXIMO DE DEIXAR A COTA DE EMERGÊNCIA


Do G1 AM
Carregadores precisam se equilibrar com mercadorias nas passarelas de madeira instaladas pela Defesa Civil (Foto: Adneison Severiano/G1 AM)Carregadores precisam se equilibrar com mercadorias nas passarelas de madeira instaladas pela Defesa Civil (Foto: Adneison Severiano/G1 AM)

Rio Negro baixa 19 cm e se aproxima de deixar cota de emergência no AM

Cheia deste ano é a quinta maior registrada, segundo Sistema Geológico.
Nível máximo de 29,50m foi alcançado no início do mês passado.



O nível do Rio Negro apresentou decréscimo de 19 cm nos últimos quatro dias, em Manaus. Nesta segunda-eira (4), a cota está em 28,94m. Com a diminuição, o rio está a um centímetro de deixar a cota de emergência. Segundo o Sistema Geológico do Brasil (CPRM), a cheia deste ano é considerada a quinta maior registrada na história, com nível máximo de 29,50 - atingido no dia 3 de julho deste ano.
No primeiro dia de agosto, sexta-feira (1º), o Rio Negro apresentou baixa de 5 cm. Já no sábado (2), o nível do rio diminuiu mais 4 cm. Se o nível continuar baixando nos próximos dias, rio deve deixar a cota de emergência, estabelecida em 28,94m.
Esta foi a quinta maior cheia registrada no Rio Negro. O período de vazante, segundo informações do CPRM, iniciou no final de junho deste ano. Na ocasião, o superintendente do CPRM, Marco Antônio de Oliveira, informou ao G1 que o processo começou com atraso.
O rio apresentou aumento de apenas 1 cm por dia até 3 de julho, quando o rio alcançou o ápice de 29,50. O restante do mês contou com nove dias sem alteração no nível das águas. O decréscimo das águas foi intensificado apenas nos últimos dias de julho, quando houve alteração negativa de 3 a 4 cm diariamente.
Ainda em junho deste ano, o superintendente previu que agosto seria um mês de diminuição significativa do nível das águas. A partir de agora, segundo Oliveira, a intensidade da baixa do Rio Negro deve aumentar gradativamente. Segundo ele, as diminuições podem chegar a 10, 15 cm por dia.
Em Manaus, o prefeito da cidade, Artur Neto, decretou situação de emergência na capital amazonense devido à cheia do Rio Negro, no dia 26 de maio. Ruas foram interditadas e moradores de diversas áreas relatam problemas causados pela subida das águas. Em todo o Amazonas, 33 municípios entraram em situação de emergência por conta da cheia dos rios.
Segundo informações do CPRM, a cheia do Rio Negro em Manaus é causada pelo represamento feito pelo Rio Solimões no "Encontro das Águas" - confluência entre os rios de água barrentas (Solimões) e escuras (Negro), em que as águas correm se misturar.
O órgão destacou ainda que a cheia também é resultado da influência do degelo dos Andes. As chuvas que ocorrem nos países fronteiriços (Peru e Bolívia), nas regiões Oeste e Sudoeste da bacia Amazônica brasileira, também provocam cheia dos afluentes do Rio Amazonas na margem direita.
A Defesa Civil do Estado informou que, mesmo com o início da vazante, as famílias afetadas pela cheia ainda terão, pelo menos, 40 dias para enfrentar as águas altas devido à instabilidade na região Amazônica, principalmente nas bacias do Rio Negro e Rio do Amazonas. "Isto se dá devido à existência de três ciclos de cheia que começam no final de janeiro e vão até o começo de julho", disse a secretaria.
  •  
Entre 'marombas' e igarapé, populares também precisam driblar mau cheiro e lixo (Foto: Camila Henriques/G1 AM)Entre 'marombas' e igarapé, populares também precisam driblar mau cheiro e lixo (Foto: Camila Henriques/G1 AM)http://g1.globo.com/am/amazonas/noticia/2014/08

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br