Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

5 de agosto de 2014

NOVOS VALORES PARA A COBRANÇA DA ÁGUA NOS RIOS PIRACICABA, CAPIVARI E JUNDIAÍ (SP)

Cobrança pelo uso da água tem novos valores nas bacias de três rios paulistas





por Portal BrasilPublicado04/08/2014 
Novos preços valem a partir de agosto, em 2015 e a partir de 2016, sendo que aumento médio será de 8% ao ano neste período
A partir do mês de agosto, a cobrança pelo uso das águas de domínio da União terá novos valores nas bacias dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ). Os novos preços unitários básicos (PUB) foram reajustados pela Resolução nº 155 do Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH) e alteram os valores pela primeira vez desde o início da cobrança nas bacias de Piracicaba, Capivari e Jundiaí, em 2006.
Os preços unitários básicos são aqueles cobrados dos usuários que utilizam as águas das bacias dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí. Os novos valores valem para captação de água bruta (diretamente da natureza), lançamento de efluentes, consumo de água bruta e transposição de bacia.
Os novos PUB valem a partir de agosto de 2014, em 2015 e a partir de 2016, sendo que o aumento será, em média, de 8% ao ano neste período (confira a tabela). Os valores definidos na Resolução CNRH nº 155/2014 consideram a proposta apresentada pelos Comitês das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (Comitês PCJ) junto ao Conselho Nacional de Recursos Hídricos.
Os valores arrecadados com a cobrança pelo uso de recursos hídricos de domínio da União nas bacias PCJ são integralmente repassados pela Agência Nacional de Águas (ANA) à Fundação Agências das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (Agência das Bacias PCJ). Esta é a entidade delegatária escolhida pelos Comitês PCJ e aprovada pelo CNRH para exercer funções de competências das agências de água na bacia.
Cabe à Agência das Bacias PCJ desembolsar os recursos arrecadados pela cobrança nas ações previstas no plano de recursos hídricos da bacia e conforme as diretrizes estabelecidas no plano de aplicação, ambos aprovados pelos Comitês PCJ. Até 2013, aproximadamente 57% dos R$ 150 milhões repassados pela ANA à Agência PCJ foram desembolsados em ações para recuperação da bacia, como plantio de matas ciliares e investimentos em tratamento de esgotos. A maior parte do restante dos recursos repassados já está comprometida através de contratos em andamento.
Cobrança pelo uso da água
A cobrança é um dos instrumentos de gestão instituídos pela Política Nacional de Recursos Hídricos, de 1997, e tem como objetivo estimular o uso racional da água e gerar recursos financeiros para investimentos na recuperação e preservação dos mananciais das bacias. A cobrança não é um imposto, mas um preço condominial, fixado a partir de um pacto entre os usuários de água e o comitê de bacia, com o apoio técnico da Agência Nacional de Águas (ANA). O instrumento é implementado a partir da aprovação, pelo CNRH, dos mecanismos e valores de cobrança propostos pelos comitês.
Os recursos arrecadados nas bacias são repassados integralmente pela ANA à agência de águas da bacia (ou à entidade delegatária que exerce tal função) para que a instituição aplique os valores em ações escolhidas pelo comitê de bacia. A cobrança já está em funcionamento em quatro bacias com rios de domínio da União. São elas: Paraíba do Sul, PCJ, São Francisco e Doce.
Bacias PCJ 
A região das bacias dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí tem uma área aproximada de 15.320 km², dos quais 92% estão em São Paulo e 8% em Minas Gerais. Em território mineiro ficam as cabeceiras dos rios Jaguari, Camanducaia e Atibaia. Na região existem 62 municípios, sendo 58 paulistas e quatro mineiros. Com aproximadamente 5 milhões de habitantes, a região é considerada uma das mais importantes do Brasil devido ao seu desenvolvimento econômico e por contribuir para o abastecimento das regiões metropolitanas de São Paulo e Campinas.

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br