Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

6 de agosto de 2014

BOLETIM ÁGUA NÚMERO 81/ 2014

Reservatório em Timbiras (MA) - Zig Koch / Banco de Imagens ANA
Represa Jaguari (SP) - Tomás May / Banco de Imagens ANAANA e DAEE prorrogam outorga do Cantareira até outubro de 2015
Devido à necessidade de rever os estudos por causa da atípica estiagem na região do Sistema Cantareira, a atual outorga à Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (SABESP) foi prorrogada até 31 de outubro de 2015. Discussão sobre renovação será retomada em maio do ano que vem.
Rio Capivari (SP) - Zig Koch / Banco de Imagens ANAANA e DAEE prorrogam atividades do GTAG-Cantareira até outubro de 2015
O Grupo Técnico de Assessoramento para Gestão do Sistema Cantareira (GTAG-Cantareira) terá sua atuação prorrogada até 31 de outubro de 2015. Prorrogação considera a atípica escassez de chuvas no Sudeste entre janeiro e julho, que tem prejudicado o armazenamento de água no Cantareira.
Rio São Francisco próximo a Xingó (AL) - Zig Koch / Banco de Imagens ANAAgência mantém redução temporária de descarga mínima no rio São Francisco até 31 de agosto
Resolução nº 1.046/2014, da Agência Nacional de Águas (ANA), prorroga até 31 de agosto a redução temporária da descarga mínima defluente dos reservatórios de Sobradinho e Xingó, no rio São Francisco. Com isso, ambos continuam autorizados a liberar a partir de 1.100m³/s, em vez de 1300m³/s.
Rio Capivari (SP) - Zig Koch / Banco de Imagens ANACobrança pelo uso da água tem novos valores nas bacias PCJ
Novos preços unitários básicos foram reajustados pelo Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH). Os valores foram mudados pela primeira vez desde 2006, quando começou a cobrança nas bacias dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ) para os usuários das águas das bacias.
Sonda para medição da qualidade da água - Raylton Alves / Banco de Imagens ANAANA lança programa para estimular divulgação de dados de qualidade de água no Brasil
Programa de Estímulo à Divulgação de Dados de Qualidade de Água (QUALIÁGUA) também busca padronizar métodos de coleta das amostras, parâmetros verificados e frequência das análises em todo o País.
Rio Paraíba do Sul (RJ) - Zig Koch / Banco de Imagens ANAResolução reduz vazão mínima afluente à barragem de Santa Cecília (RJ)
Resolução ANA nº 1.038/2014 determina a redução da vazão mínima afluente à barragem de Santa Cecília, em Barra do Piraí (RJ), no rio Paraíba do Sul, de 190m³/s para 165m³/s. Medida busca preservar os estoques de água disponíveis no reservatório equivalente da bacia do Paraíba do Sul.
Açude em Antonina do Norte (CE) - Zig Koch / Banco de Imagens ANAANA seleciona projetos de reúso de efluentes agrícolas tratados no Semiárido
A seleção busca escolher propostas de reúso agrícola de efluentes tratados. Com esta água que seria descartada na natureza, é possível irrigar plantações para alimentar animais, por exemplo. Inscrições vão até 11 de agosto.
Reunião do Grupo - Raylton Alves / Banco de Imagens ANAGrupo de trabalho vai apresentar proposta para interligação das bacias Paraíba do Sul e Piracicaba
Formado por representantes da ANA, do Comite do Paraíba do Sul e dos três estados que dividem a bacia (Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo), equipe terá até setembro para criar solução que atenda a todos.
Prêmio ANA 2014 bate recorde de inscrições
Participam desta edição 452 trabalhos de todo o País, marca que supera em 89 o recorde do Prêmio ANA 2012. Os vencedores ganharão viagem para o Fórum Mundial da Água 2015, na Coreia do Sul, e o Troféu Prêmio ANA. Sete categorias estão em disputa. Saiba mais no site da premiação.


BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br