Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

25 de setembro de 2009

CAMPOS DO JORDÃO E EMBU, IMPORTANTES ESTÂNCIAS DE TURISMO, SEM TRATAMENTO DE ESGOTOS


Prefeito de Embu fala sobre o esgoto

Nós entrevistamos, ao vivo, o prefeito de Embu. A cidade, que fica a 30 quilômetros da capital, trata apenas 15% do esgoto que produz.

Embu recebe muitos turistas no fim de semana por causa do artesanato e das lojas de móveis antigos. A cidade também é conhecida como Embu das Artes.

Tem mais de 200 mil habitantes. O município coleta 44% do esgoto produzido pelos moradores e trata 40% desse total. Esses números são da assessoria da Sabesp, a empresa de saneamento contratada pela prefeitura. O rio Tietê não passa perto de Embu, mas uma parte da sujeira da cidade vai, por meio de córregos, para o rio e outra parte para a represa de Guarapiranga.

O prefeito de Embu, Chico Brito, do PT, esteve em nosso estúdio. Veja o vídeo com a entrevista.

Home > SPTV 1ª Edição > 25/09/2009 > Reportagem







ESTÃNCIA DE CAMPOS DO JORDÃO NÃO TRATA SEUS ESGOTOS


Campos do Jordão, a badalada Estância de inverno do Brasil, infelizmente não trata nem um único litro de esgotos que são lançados "in natura" no Ribeirão Capivari e seus afluentes que depois se torna o Rio Sapucaí Guaçu que tem uma bacia com com 293,5 km2, possui aproximadamente 90% de sua área no município de Campos do Jordão e cerca de 10% em São Bento do Sapucaí.

No estado de Minas Gerais esse rio que recebe todo o esgoto sem tratamento de Campos do Jordão torna-se o RIO SAPUCAÍ, que abastece 46 municípios mineiros até desaguar no Rio Grande, no município de São José da Barra, próximo à hidrelétrica de Furnas.

Em 2008 foram iniciadas obras dos coletores troncos de esgoto em Campos do Jordão, pela concessionária SABESP, após espera de quase 30 anos. Estuda-se a criação da Estação de tratamento de esgotos (ETE) na região do Parque Estadual (Horto Florestal), mas as obras estão na fase de projetos e aprovação.


Em abril de 2009, numa solenidade com autoridades da SABESP a prefeita Ana Cristina e os representantes das ONGs destacaram o início da licitação para a construção da ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) de Campos do Jordão. A obra terá duração de 2,5 anos e investimento de R$ 90 milhões. “Esta obra é uma luta nossa de dez anos. O tratamento do esgoto vai melhorar as condições de vida do povo e valorizar a muito a cidade”, disse a prefeita, médica pediatra, Drª Ana Cristina.


INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br