Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

21 de setembro de 2009

SEMINÁRIO E PRÊMIO ECOLEO DE DESIGN


Seminário aborda utilização dos recursos naturais no design

Seg, 21/Set/2009 Agenda Socioambiental

Crise da água, manejo florestal, uso de fibras naturais e o ecodesign são alguns dos temas trabalhados por especialistas na próxima segunda, dia 21

Com o objetivo de promover a reflexão sobre desenvolvimento de produtos e hábitos de consumo, a 7ª edição do Design & Natureza abre sua exposição no dia 21 de setembro com palestras sobre a utilização dos recursos naturais. O evento, que é gratuito e aberto à comunidade, tem apoio do Programa de Ação Cultural (ProAC), da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo e será realizado no Shopping D&D, em São Paulo, das 9 às 19 horas.

Seis profissionais que trabalham há muitos anos com o tema sustentabilidade vão procurar mostrar que os recursos naturais geram valor econômico que nem sempre são percebido. Também falarão sobre os riscos da escassez de água para o planeta, soluções para o desenvolvimento de produtos de design mais sustentáveis, como trabalhar com matéria-prima florestal de forma responsável e as distorções da percepção da população sobre o que é ecologicamente correto.

A designer paranaense Bernadete Brandão vai abrir o seminário com a palestra ‘Alternativa em fibras naturais para o uso da madeira em móveis’, na qual vai falar sobre a utilização de matéria-prima natural na produção de peças de designer. A profissional vai abordar a cadeia produtiva do vime e do bambu, mostrando cases de benefícios reais para a região de Curitiba, que tem mais de 2.400 artesãos.

Na sequência, será a vez da arquiteta catarinense Marina Otte convidar o público a fazer uma reflexão sobre o que é realmente sustentável quando o assunto é design. Na palestra ‘O ecodesign não deveria existir’, Otte explica que a obrigação de todo profissional é buscar soluções sustentáveis para o desenvolvimento dos produtos. A arquiteta também apresentará uma pesquisa que aponta a percepção errônea que as pessoas têm em relação ao que é ecologicamente correto. Por exemplo, um objeto feito a partir de garrafas pet pode não ser sustentável se utilizar tinta tóxica em seu acabamento ou mesmo se não puder ser reciclado ou reaproveitado em outra oportunidade.

Para falar sobre ‘Manejo florestal, madeira de demolição e marcenaria tradicional’, o físico e designer paulistano André Marx vai explorar a sua experiência na fundação da primeira microempresa da América Latina a conquistar a certificação FSC. Marx abordará o desenvolvimento sustentável aplicado à floresta e sua importância social, ambiental e econômica. Mostrará exemplos de destruição no Brasil e no mundo, as reservas extrativistas e como é desenvolvido hoje o trabalho moveleiro.

‘A crise da água no século XXI’ será o tema abordado pelo engenheiro mecânico carioca Haroldo Mattos de Lemos, presidente do Instituto Brasil do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e professor de engenharia ambiental da Politécnica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Em sua exposição, o público terá acesso às mais recentes pesquisas e informações sobre a escassez de água no Brasil e no Mundo.

Ele vai explicar, por exemplo, que a disponibilidade de água no mundo é bastante desigual (variando de 300 m3/hab/ano na Jordânia até 120.000 m3/hab/ano no Canadá) e que a população não está necessariamente onde existe mais água. No Brasil, por exemplo, a região sudeste abriga 6% dos recursos hídricos do País e 42,65% da população; enquanto, na região norte, está 68,5% da água doce e apenas 6,98% da população. De acordo com ele, a água deverá desempenhar nesse século um papel semelhante ao do petróleo no século XX.

Para complementar o assunto, o engenheiro agrônomo, professor titular da Esalq/USP em Piracicaba e estudioso sobre florestas tropicais Luiz Antônio Martinelli comentará sobre a importância dos recursos naturais, em especial os oriundos das florestas brasileiras, na produção de peças de design. O objetivo é fazer com que as pessoas entendam que esses recursos naturais geram um valor econômico, que normalmente não é percebido nem mensurado. “A chuva provocada pela Amozônia, embora não seja computada no PIB brasileiro, alimenta a soja do Mato Grosso”, exemplifica o professor.

A última palestra ‘Ciclo de vida do alumínio’ ficará por conta do engenheiro metalurgista e coordenador do Comitê de Alumínio em Transporte da Abal (Associação Brasileira do Alumínio), Ayrton Filleti. Com experiência de 40 anos na indústria de alumínio, Filleti comentará sobre a tendência da utilização do alumínio em substituição ao aço na indústria automotiva, mostrando como seu uso diminui a emissão de gases na atmosfera. “O alumínio pesa 1/3 do aço, o que gera carros mais leves e que, por conseqüência, consomem menos combustível, provocando menor emissão de CO2”, diz. Ele também abordará a utilização do alumínio na fabricação de embalagens, tornando-as recicláveis.

Terminado o seminário, a organização do evento revelará os vencedores do Prêmio EcoLeo, concurso nacional de design com madeira certificada e dará início à abertura da mostra Design & Natureza, evento que reúne peças inéditas desenvolvidas por 40 dos principais designers do País com o compromisso de obedecer aos critérios de sustentabilidade.

Programação

9h00 – Credenciamento

9h30 – Alternativas em fibras naturais para o uso da madeira em móveis / Bernadete Brandão

10h40 – O EcoDesign não deveria existir / Marina Otte

11h30 – Manejo florestal, madeira de demolição e marcenaria tradicional / André Marx

14h30 – Boas-vindas Sílvia Zucchereli, superintendente do D&D, e Marili Brandão e Christian Ullmann, curadores do Design & Natureza.

14h50 – A Crise da água no século XXI / Haroldo Mattos de Lemos

15h30 – Gestão dos Recursos Naturais / Luiz Antônio Martinelli

16h50 – Ciclo de Vida do Alumínio / Ayrton Filleti

18h00 – Premiação EcoLeo

19h00 – Inauguração da 7ª edição do Design & Natureza

Serviço

O que: Seminário Recursos Naturais / Design & Natureza
Quando: 21 de setembro, a partir das 9 horas
Onde: Shopping D&D – avenida das Nações Unidas, 12.555, em São Paulo
Quanto: Gratuito
Inscrições: pelo telefone (11) 3043.9650, com Aline. Vagas limitadas.
Informações: http://www.designenatureza.com.br/

Fonte: Jornal do Meio Ambiente - Vilmar Berna

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br