Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

21 de setembro de 2009

DIA DA ÁRVORE 2009 - AÇÕES AMBIENTAIS (IV)

Juliana Pereira cultiva mudas que depois são plantadas em praças paulistanas

Sanepar e parceiros promovem 119 ações pelo Dia da Árvore

18/09/2009 - Ag. Estadual Noticias PR


A Sanepar, com 190 instituições e órgãos parceiros, promove, em homenagem ao Dia da Árvore, 119 ações, em 75 municípios, contemplando 26 bacias hidrográficas e 67 microbacias. Em Londrina, o governador Roberto Requião e secretários estaduais plantam mudas de árvore no Jardim Botânico, às 15 de segunda-feira (21).

Ainda em Londrina serão plantadas, neste sábado (19), 300 mudas na nascente do Córrego Cristal, dentro do Plano de Recuperação da microbacia. Além disso, serão distribuídas outras 200 mudas para os moradores do Jardim Franciscato, com orientação sobre o plantio.

Em Ivaiporã, na Bacia do Ivaí, as comemorações já começaram na quinta-feira (17), com o plantio de 500 mudas na Estação de Tratamento de Esgoto Pindaúva. Em Apucarana, durante todo o mês de setembro, serão entregues 25 mil mudas para agricultores que assinarem o Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar). No dia 21, às 9h30, serão plantadas 100 mudas de peroba no Parque Municipal Colégio Mineira, na microbacia do Biguaçu. No dia 22, haverá o plantio de 500 mudas na ETE Barra Nova, também em Apucarana.

Em Rolândia, serão plantadas 25 mil mudas, na terça-feira (22), às 9h, na Microbacia do Cafezal. Em Arapongas, o Grupo Gestor de Recuperação da Bacia dos Apertados fará o plantio de 13.600 mudas no Ribeirão Araguari na quarta-feira (23). Em Bela Vista do Paraíso, serão plantadas 1.500 mudas na microbacia do Guarazinho.

No Norte Pioneiro, na Bacia do Itararé, nesta sexta-feira (18) foram distribuídas 500 mudas na Estação de Tratamento de Esgoto da cidade, uma parceria entre Sanepar e departamentos municipais de Educação e de Meio Ambiente. Na Bacia do Cinzas, em Santo Antônio da Platina, haverá o plantio de mil mudas no Bosque das Personalidades, na segunda-feira (21). Em Tomazina, também no mesmo dia, serão plantadas 1.100 mudas na inauguração do Viveiro de Mudas Municipal.

CURITIBA – Em Curitiba, também na segunda-feira (21), a partir das 9h45, será feito pelos alunos o plantio de mudas na Rua Osmário de Lima, 100, no Capão da Imbuia, em frente à Escola Municipal Enéas Marques dos Santos. O monitoramento do córrego Capão da Imbuia, da Bacia do Atuba, é realizado há mais de três anos e conta com o trabalho dos professores da Unibrasil, que fazem a análise da água e do desenvolvimento dos peixes.

Na quarta-feira (23), na mesma bacia hidrográfica, acontece o mutirão para a limpeza do Rio Bacacheri e a atividade conta com o apoio da Associação dos Amigos do Rio Bacacheri (Amiriba).

Em Foz do Iguaçu, será feita a recuperação da vegetação no entorno do Rio Tamanduá – manancial de abastecimento público de água do município. Equipes multidisciplinares farão a recuperação de nascente e plantio de árvores na Estação de Tratamento de Esgoto de Três Lagoas.

Para recuperar a mata ciliar do Rio Tamanduá e a nascente na Sanga Funda, localizada no bairro Aporã, a Sanepar vai colocar cercas para isolar a área ribeirinha. Serão doados pela Sanepar cerca de 30 mil metros de arame e a construção da cerca será realizada pela Prefeitura em parceria com os proprietários.

Também em parceria como o Colégio Agrícola de Foz, a Sanepar vai plantar 50 mudas de árvores na área da Estação de Tratamento de Esgoto Três Lagoas. O plantio faz parte do programa de implantação de cortina verdes nas estações de tratamento de esgoto. Desde o início deste ano já foram plantadas mais de 500 mudas de árvores nativas.

CAMPOS GERAIS – Em Ponta Grossa, o Dia da Árvore marca o início do projeto Despertar Ecológico, desenvolvido pela Sanepar, por meio da Coordenação Regional de Meio Ambiente. O projeto, voltado para estudantes do ensino fundamental das redes municipal e particular de ensino, visa despertar nas crianças a consciência sobre o uso adequado dos recursos ambientais. Para isso, serão realizadas sessões de apresentação dos filmes “Sem Floresta”, “Bee Movie – a história de uma abelha” e “O bicho vai pegar”, escolhidos conforme a faixa etária do público alvo.

Os filmes serão apresentados no auditório do Ecomuseu da Sanepar para turmas de 40 a 60 alunos, que também poderão conhecer um pouco da história do saneamento de Ponta Grossa e visitar a estação de tratamento de água da cidade.

Em Imbituva, cinco mil mudas de árvores nativas serão plantadas e distribuídas por meio de blitzes, realizadas em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Em Irati, serão plantadas 3 mil mudas no loteamento Santa Fé, e 40 mudas de pessegueiro na instituição social Cidade da Criança. Em Ipiranga, será realizada a segunda etapa do Plantio de Ipê Amarelo.

Na região de Maringá, Paranavaí, Campo Mourão e Umuarama serão plantadas mudas de árvores nativas em fundos de vale e nas margens dos principais mananciais de abastecimento da Sanepar. A programação também conta com palestras, soltura de alevinos e visitas técnicas em várias unidades da empresa. Em Maringá, além do plantio de mudas, várias entidades farão um mutirão para a limpeza do Córrego Mandacaru.

Em Paranavaí a principal atividade será o plantio de 1.500 mudas no Ribeirão Floresta. A ação faz parte do projeto Adote uma Nascente. Também serão plantadas mudas na Área de Proteção Ambiental do Ribeirão Arara. Em Umuarama será realizada a 1.ª Conferência Regional de Saúde Ambiental, na Universidade – Unipar.
COMO PLANTAR UMA ÁRVORE - Animação do Globo Rural


INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br