Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

28 de setembro de 2009

RIO CLARO COMEMORA O "DIA DO RIO CORUMBATAÍ"

O “Dia do Rio Corumbataí” é a pedra fundamental de um projeto ambiental que visa a recuperação, preservação e conservação dos recursos hídricos e áreas de preservação permanente de toda a bacia hidrográfica do Rio Corumbataí, idealizado pela equipe técnica da Casa da Agricultura de Rio Claro e alicerçado pelos anseios dos proprietários rurais e da comunidade de toda a Bacia Hidrográfica do Rio Corumbataí. Foto: Jornal da Cidade/Rio Claro - SP


Dia do Corumbataí reuniu prefeitos da região

A segunda e última etapa das comemorações em homenagem a Bacia Hidrográfica do Rio Corumbataí aconteceu no sábado, 26, com o plantio de mais de 3 mil mudas de árvores nativas às margens do rio que fica dentro de uma área de proteção, localizada no pesque-pague das Palmeiras, em Rio Claro.

A segunda-feira, 28 de setembro, marca o primeiro aniversário de criação do Dia do Rio Corumbataí. As atividades estão sendo organizadas pelos representantes do Instituto de Proteção Sócio Ambiental (IPSA), com o apoio da Prefeitura de Rio Claro através de Secretarias Municipais e Daae.

No sábado, 26, os organizadores relizaram uma atividade regional que reuniu prefeitos de oito municípios da Bacia Hidrográfica: Analândia, Corumbataí, Itirapina, Ipeúna, Charqueada, Rio Claro, Santa Gertrudes e Piracicaba, além de representantes do Comitê e Consórcio PCJ, ambientalistas e convidados.

A programação foi aberta oficialmente às 9h30; em seguida às 10h30, foi feita homenagens e o plantio de mudas de árvores nativas e, às 12h00, aconteceu uma confraternização.
Na segunda-feira, 21, um grupo de 31 alunos da Escola Caic, localizada no Jardim Brasília, participou do plantio de mudas nativas.

Bacia do Corumbataí

A Bacia Hidrográfica do Rio Corumbataí possui uma área de 170 mil hectares, é responsável pelo abastecimento direto de uma população de mais de 500 mil e, indiretamente, mais de 5 milhões de pessoas.

Seu principal rio é o Corumbataí, que nasce em Analândia, na Serra de Santana e percorre 130 km de extensão, tendo sua foz no bairro Santa Terezinha, no município de Piracicaba.

Projeto Ambiental

O Dia do Rio Corumbataí foi instituído através de Lei Municipal 3886, de autoria do então vereador Agnelo da Silva Matos Neto, estabelecendo normas e diretrizes para a recuperação e preservação dos recursos hídricos e áreas de preservação da Bacia Hidrográfica do Rio Corumbataí.

Fonte: Canal Rio Claro/Blog Gente das Águas
*

A BACIA DO CORUMBATAÍ

UMA IDÉIA PARA SER COPIADA:

REÚNA SUA GALERA, CONVERSE COM O PESSOAL DO SEU COMITÊ DE BACIAS HIDROGRÁFICAS, COM AS ESCOLAS, CASA DA AGRICULTURA, CÂMARA MUNICIPAL, ONGs E CLUBES DE SERVIÇO, FACULDADES, GRUPOS DE ESCOTEIROS, MELHOR IDADE, IGREJAS E FAÇAM UMA VOTAÇÃO PARA ESCOLHER O "DIA DO RIO DE SUA CIDADE" E COMEMORE TODO ANO AS BOAS AÇÕES EM DEFESA DO SEU RIO E DA QUALIDADE DE SUAS ÁGUAS !

DEPOIS, NÃO ESQUEÇA DE ENVIAR AS NOTÍCIAS, VÍDEOS E FOTOS PARA POSTAGENS EM NOSSO BLOG! AFINAL: "ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!"


INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br