Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

30 de setembro de 2009

MATA ATLÂNTICA VAI À ESCOLA - 4º ENCONTRO DE EDUCADORES



Fundação SOS Mata Atlântica realiza 4º e último encontro de formação em 2009 para os educadores participantes do programa “Mata Atlântica Vai à Escola”

Qua, 30/Set/2009 - Agenda Socioambiental

As atividades do programa com os alunos continuam até o fim do ano letivo, quando as escolas promovem eventos para apresentar a comunidade as ações desenvolvidas durante o ano.

Na próxima quinta-feira (01/10), das 13h30 às 17h30, na Universidade Livre do Meio Ambiente e Cultura de Paz (UMAPAZ), em São Paulo, o programa “Mata Atlântica Vai à Escola” da Fundação SOS Mata Atlântica realizará o 4º e último encontro do ano com 35 educadores participantes do programa.


Por meio do programa, a Fundação está realizando encontros de formação em educação ambiental, para professores de seis escolas do ensino fundamental da Grande São Paulo, envolvendo aproximadamente 13 mil alunos em 2009.


O programa tem por objetivo sensibilizar, capacitar e mobilizar professores e alunos do ensino fundamental da rede de ensino pública e privada sobre a importância da conservação ambiental e do Bioma Mata Atlântica. “Esse é o último encontro de formação que realizamos com os educadores em 2009, mas o trabalho não para por aqui, pois as sementes estão sendo plantadas para que se multipliquem junto as crianças, que são nossas verdadeiras sementes de esperança para um futuro melhor” , explica Beatriz Siqueira, coordenadora do programa.

Neste ano, participam do Mata Atlântica Vai à Escola as escolas EMEF General de Gaulle, Escola de Educação Básica Fundação Bradesco Jardim Conceição, Fundação Bradesco Osasco Unidade I, Escola Embaixador Assis Chateaubriand Unidade II, EMEF Profº Airton Arantes Ribeiro e EMEB Professora Ermínia Paggi. Ao longo de todo o ano letivo, há acompanhamento on-line, por telefone, e monitoramento presencial das atividades desenvolvidas nas escolas.

As escolas participantes têm como benefícios os encontros de formação para os educadores, material pedagógico com os temas discutidos seguidos de sugestão de atividades a serem trabalhadas em sala de aula e os alunos recebem carteirinha de estudante, que é também uma identificação de agente ambiental da SOS Mata Atlântica.

O assunto a ser debatido no 4º encontro será Sustentabilidade e os educadores farão entre outras, a atividade “Terra em equilíbrio”, onde vão vivenciar na prática o grande esforço que a Terra faz para manter-se diariamente em equilíbrio, sustentar-se e sustentar todos que abriga.


O programa visa apresentar formas com que os professores possam abordar a questão ambiental dentro de suas disciplinas. “O professor de Português, Matemática, Geografia e de qualquer outra matéria, pode falar sobre meio ambiente com os alunos. Nosso papel é mostrar como podem fazer isso, já que o meio ambiente está em tudo” salienta Beatriz.

Também durante o encontro, os educadores farão uma apresentação sobre as ações que estão desenvolvendo dentro da escola durante o ano. Essa é uma forma que o programa encontrou para realizar a troca de experiências entre os diferentes processos de cada unidade de ensino.


As apresentações serão feitas por meio de dramatização, música, jogos ou qualquer outra linguagem escolhida pelo grupo. Além dos encontros e materiais pedagógicos, as escolas participantes do programa contarão com um sistema em rede para a troca de informações, experiências entre os professores, por meio da criação de um site do programa.

“As atividades desenvolvidas no programa buscam incentivar os alunos à reflexão e à adoção de novas práticas ambientais como a utilização consciente dos recursos naturais por meio de uma linguagem mais simples, popularizando conceitos como consumo sustentável, restauração, biodiversidade, conservação, e legislação”, explica Beatriz. “Em seu terceiro ano de existência, já colhemos bons resultados, com algumas escolas adotando medidas práticas para colaborar com o meio ambiente” comemora Beatriz.

Para fechar as atividades anuais do programa, as escolas realizarão eventos de encerramento: o primeiro será em 06 de novembro na EMEF General De Gaulle, para que os alunos e professores apresentem aos familiares e comunidade o que fizeram no decorrer do ano. Nesses eventos, podem acontecer desfiles de moda com roupas confeccionadas com material reciclado, oficinas de sucata e de reaproveitamento de alimentos, apresentações artísticas entre outras atividades. Em 2008, os eventos realizados nas escolas participantes mobilizaram a comunidade escolar para as questões da Mata Atlântica.

Fonte: Lead Comunicação e Sustentabilidade
Portal do Meio Ambiente
Vilmar Berna - Prêmio Global 500
REBIA



INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br