Raylton Alves Das 712 outorgas concedidas pela Agência Nacional de Águas (ANA) em 2010, 49,2% foram para a finalidade de irrigação.
Outros usos da água que também tiveram destaque quantitativo foram os de aquicultura (12,6%) e mineração (10,6%). Durante o ano, o total de usuários regularizados foi de 810, já que 98 independiam de outorga. Uma das outorgas que se destacou em 2010 foi a concedida ao Canal do Sertão Alagoano, projeto iniciado no início da década de 90 para implantação de canal de adução de água bruta para usos múltiplos, especialmente a irrigação, com extensão prevista de 250km desde o reservatório de Moxotó (rio São Francisco) até Arapiraca (AL). A ANA impôs uma série de exigências, como a sustentabilidade institucional e financeira do projeto, que cobrará pelo uso das águas do Canal do Sertão Alagoano e terá o Fundo Estadual dos Recursos Hídricos de Alagoas como garantia. No caso, a Agência outorgou o direito de uso para a vazão de 2,67 metros cúbico! s por segundo. Outra outorga significativa em 2010 foi para o Projeto Pontal, na bacia do São Francisco, que está sendo submetido ao regime de Parcerias Público-Privadas (PPP) com o governo federal. Este projeto de irrigação de grande porte da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) é a primeira PPP de irrigação regulada pela ANA, que tem o papel de reguladora dos serviços públicos de adução de água bruta, conforme a Lei nº 12.058, de 13 de outubro de 2009. A outorga estipula a vazão de captação de 7,8m³/s para utilização na irrigação de 7.717 hectares e o atendimento aos usos múltiplos da &aacu! te;gua na região, como: consumo humano e dessedentação de animais. Também no ano passado destacou-se a outorga preventiva emitida para a Codevasf para fins de planejamento do abastecimento de aproximadamente 150 mil habitantes em 254 comunidades de Alagoas, Bahia e Pernambuco. Para mais informações sobre a outorga, acesse: http://www2.ana.gov.br/Paginas/servicos/outrogaefiscalizacao/Agilize.aspx.
O grande portal dos mineiros http://www.uai.com.br
FONASC-CBH - Escritório:
CLN 107 bloco D sala 211 CEP 70743-540 - Brasília - DF
Fones: (61) 32027448 - (61) 99996191
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.
Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,
....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....
COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!
E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br