Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

19 de fevereiro de 2011

O MEDO DA INFERTILIDADE CAUSADA PELOS HORMÔNIOS NA ÁGUA




Hormônios na água? A culpa não é da pílula 


Dada a quantidade de gente e a intensidade do consumo moderno, substâncias de uso humano são corriqueiramente encontradas nas fontes de água. Vão parar lá de hormônios a antibióticos e, na Inglaterra, já foi encontrado até mesmo o antidepressivo Prozac. Mas os hormônios femininos na água são uma das maiores preocupações, pois se supõe que podem causar infertilidade, afetando também a fauna.

A pílula anticoncepcional costumava ser a principal suspeita desse tipo de contaminação. Essa hipótese foi balançada. Um estudo da ACS (American Chemical Society) a inocentou, mostrando que é responsável por menos de 1% do total de hormônios encontrados nos lagos, rios e nascentes dos EUA.
Lá, 12 milhões de mulheres as utilizam. Mas os cientistas constataram que não apenas as usuárias da pílula anticoncepcional expelem hormônios pela urina.

Homens, crianças e, principalmente, mulheres grávidas também o fazem. Felizmente, as estações de tratamento de esgoto são capazes de barrar a passagem dos hormônios para as fontes de água.

Então, quem contamina as fontes? 



Aparentemente, são os estrogênios naturais da soja, laticínios e estrume (dejetos animais usados como fertilizantes sem qualquer tratamento) os principais responsáveis pela contaminação. 


As pesquisas sobre o assunto indicam que o estrume sozinho pode ser responsável por até 90% dos estrogênios encontrados nas reservas de água.
Fonte: O Eco Cidades



LEIA MAIS:

Estudo acha hormônio sexual em água na região de Campinas - Clicar


BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br