Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

26 de fevereiro de 2011

SOS DUNAS E FALÉSIAS DO CEARÁ - MP QUER SUSPENDER PASSEIOS DE BUGGIES



Promotoria quer suspender “buggies” em dunas e falésias no CE


O Ministério Público Estadual do Ceará quer suspender a circulação de veículos ‘buggies’ em dunas e falésias da praia de Canoa Quebrada, um dos destinos turísticos mais importantes do Estado.
Os promotores do município de Aracati, onde fica a praia, entraram com uma ação civil pública contra a Semace (Superintendência Estadual do Meio Ambiente), a prefeitura e a Associação de Bugueiros de Canoa Quebrada pedindo que o tráfego de veículos seja suspenso imediatamente, até que o órgão ambiental efetive o licenciamento de uma trilha para a passagem dos ‘buggies’. Eles pedem multa diária de R$ 50 mil em caso de descumprimento.
De acordo com o Ministério Público, a associação de moradores da região encaminhou requerimento à Promotoria em 2008 solicitando ‘intervenção no tráfego de veículos em suposta trilha de bugueiros’. Afirmavam que a passagem de ‘buggies’ sobre falésias havia gerado erosões que ameaçavam a segurança dos motoristas e dos passageiros.
Após audiência pública, foi firmada um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) em que a prefeitura, a associação de moradores e a de bugueiros se comprometeram a apresentar uma trilha provisória por onde deveriam circular os ‘buggies’ e outros veículos na APA (Área de Proteção Ambiental) de Canoa Quebrada. Porém, segundo a Promotoria, nenhuma providência foi tomada.
Outro lado – O presidente da Associação de Bugueiros da região, Beto Andrade, disse que já existe uma trilha definida para a passagem de ‘buggies’ que não prejudica a formação natural da região. Segundo ele, a associação aguarda a liberação de licença da Semace para que a trilha seja regularizada.
A Semace, por meio da assessoria, afirmou que não foi comunicada sobre a ação, e que por isso não iria se pronunciar. A reportagem tentou entrar em contato com a Prefeitura de Aracati, mas ninguém atendeu às ligações. (Fonte: Luiza Bandeira/ Folha.com)/ AMBIENTE BRASIL
BLOG
SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br