Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

17 de setembro de 2013

COBRANÇA PELO USO DA ÁGUA UMA FORMA DE GARANTIR SUA DISPONIBILIDADE HÍDRICA NO FUTURO


noticia-cobranca-de-uso-de-agua-consultoria-ambiental















Comitê de Bacia do Rio Paraíba do Sul um dos mais avançados na cobrança

Como cuidar da água?

A proposta de cobrança por uso dos recursos hídricos não é recente. Ainda que em muitos lugares a água esteja disponível em abundância, seu uso é limitado em muitos outros locais e cada vez mais a água disponível perde qualidade. Para equilibrar essas disparidades, alguns meios de controle da utilização da água são propostas para garantir os múltiplos usos da água – desde navegação, dessedentação de animais, geração de energia, ao consumo humano. Cuidar da água implica em controlar seu uso para garantia da disponibilidade hídrica no futuro.
A partir da Política Nacional de Recursos Hídricos (Lei Nº. 9.433/1997) e da criação da Agência Nacional de Águas (ANA), em 1997, a discussão sobre a cobrança pelo uso da água vem à tona junto com a dos Comitês de Bacias Hidrográficas. Os comitês são compostos por representantes dos diversos segmentos de usuários de recursos hídricos para fazer da bacia a unidade de planejamento e gestão territorial e mediar o conflito de interesses quanto aos usos da água. Outro pilar da gestão de águas é o princípio do usuário que arca com os custos da manutenção e preservação dos bens ambientais.
Atualmente, um dos exemplos mais avançados do Brasil quando o assunto é implementar os instrumentos da Política Nacional de Recursos Hídricos é o Comitê de Bacia do Rio Paraíba do Sul, que compreende território dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Já existe uma agência de águas para executar as deliberações do comitê e aplicar a cobrança pelo uso de água. Segundo o Instituto Estadual do Ambiente do Rio de Janeiro (INEA), em 2008, o estado arrecadou R$ 4.644.872,42 pela cobrança. 
Para incentivar a economia de água cobra-se por sua utilização proporcional, sendo os grandes usuários os principais pagadores, como concessionárias de energia elétrica, companhias de abastecimento e indústrias. Os Comitês arrecadam recursos para investir em projetos ambientais na bacia, que vão desde a promoção de saneamento básico a recuperação de matas ciliares.
No entanto, para que realmente signifique maior cuidado com os recursos hídricos, é preciso garantir a aplicação dos recursos arrecadados na bacia hidrográfica onde foram captados. Outros comitês de bacia hidrográfica pelo país já foram formados, mas sem plano de bacia estruturado, o critério para cobrança ainda não foi estabelecido na maioria das regiões.
Assim, cuidar da água é implementar de forma séria a cobrança por seu uso, com planejamento integrado de toda a bacia hidrográfica, ou poderá esse recurso tão precioso se tornar insuficiente.
http://www.masterambiental.com.br/artigos/como-cuidar-da-agua

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br