Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

22 de setembro de 2013

HOJE É O DIA DO RIO TIETÊ - 22 DE SETEMBRO - PARTICIPE DAS COMEMORAÇÕES


Dia do Rio Tietê será comemorado em cidades paulistas

Mutirões de limpeza, plantio de mudas, ações de arte e mobilizações serão promovidas entre os dias 21 e 22




 Em nome do Dia do Rio Tietê, comemorado neste domingo (22), a Fundação SOS Mata Atlântica promoverá atividades que visam a sua despoluição. Mutirões de limpeza, plantio de mudas, caminhadas, além de ações de mobilização, arte e cultura serão promovidas de forma gratuita para o público em geral de várias cidades paulistas.
No sábado (21) haverá a “Ecomobilização”, quando as populações de cinco cidades banhadas pelo rio - São Paulo, Pirapora do Bom Jesus, Cabreúva, Itu e Porto Feliz – serão convidadas a navegar trechos do rio para fazer mutirões de limpeza, além de caminhadas e plantio de mudas em suas margens. Confira o serviço:
Ecomobilização para o Dia do Rio Tietê
Data:
 21 de setembro
Horário: das 9h às 12h
Local:
São Paulo, Córrego do Jaguaré, com o grupo Ipesa;
Pirapora do Bom Jesus, com o grupo Novas Trilhas, no Centro da cidade;
Cabreúva, no portal da Estrada do Parque/ APA Rio Tietê, do bairro Vale Verde até o Camping Cascata, na divisa do município com Itu;
Itu, Estrada Parque/ APA Rio Tietê, da praça de alimentação até a Gruta da Gloria, com voluntários da SOS Mata Atlântica e das empresas Sorocaba Refrescos, Brasil Kirin e Secretaria de Meio Ambiente de Itu;
Porto Feliz, grupo de Escoteiros Alpha, com participação especial de grupos locais, Bandeirantes e navegação em Batelões.
Evento: Gratuito
Outras informações: No site da Fundação SOS Mata Atlântica.
Atividades na Capital
Ainda com o intuito de cobrar o compromisso das autoridades e cidadãos para a recuperação do rio paulista, a partir do meio-dia de domingo (22) serão oferecidas diversas atrações na Avenida Marginal, na Capital paulista. Haverá uma meditação coletiva guiada pelo guru Sri Prem Baba, seguida de ações de mobilização, arte, cultura e manifestações, como a intervenção que transforma os canteiros do rio para mais uma edição do evento “Praia no Rio Tietê”.
Às 16h, durante a “Praia no Rio Tietê”, na Ponte das Bandeiras, haverá um show especial de Guilherme Arantes. O cantor se apresentará com a banda da turnê “Condição Humana”.
Segundo Malu Ribeiro, coordenadora da Rede das Águas da Fundação SOS Mata Atlântica, com as atividades em comemoração ao Dia do Rio Tietê, a SOS Mata Atlântica quer homenagear todos os cidadãos e instituições que mantêm viva a causa assumida por mais de um milhão de pessoas que, há 20 anos, fizeram um abaixo-assinado pedindo a recuperação do rio.
Praia no Rio Tietê
A “Praia no Rio Tietê“ chama a atenção dos cidadãos e das autoridades para a importância de reintegrar os rios urbanos ao cotidiano das cidades. Com essa iniciativa, a SOS Mata Atlântica pede para que, no trecho que corta a Capital paulista, sejam implantadas ciclovias, com adequação dos canteiros que margeiam o rio em parques lineares, associando o Tietê a projetos de navegação, transporte público, lazer e melhoria da paisagem e da qualidade de vida.
Malu Ribeiro explica que a poluição faz com que a cidade de São Paulo perca os seus grandes rios e sofra graves consequências por conta do modelo de desenvolvimento e urbanização que adota.
“Para reverter esse quadro de degradação, é preciso que haja engajamento, fiscalização e pressão da sociedade no cumprimento das metas anunciadas pelo Governo do Estado. É preciso a universalização do saneamento, com ampliação e melhoria do tratamento de esgoto e combate a fontes de poluição. Esse conjunto de ações e obras deve resultar na recuperação do Tietê até 2018”, enfatiza.
Dia do Rio Tietê na Capital paulista
Data: 
Dia 22 de setembro
Horário: a partir das 12h
Local: Ponte das Bandeiras, Marginal do Tietê, São Paulo (SP)
Entrada: Gratuita
Outras informações: No site da Fundação SOS Mata Atlântica.
Recuperação do Rio Tietê
Para que o rio seja recuperado em menos de cinco anos, a SOS Mata Atlântica retoma o monitoramento da terceira etapa do Projeto Tietê, a cargo da Sabesp, com aporte financeiro do BID – Banco Interamericano de Desenvolvimento, e participação da sociedade por meio do levantamento de indicadores de percepção e de qualidade da água nos principais rios e córregos da Região Metropolitana de São Paulo, envolvendo as bacias do Alto e Médio Tietê, de Salesópolis até o município de Barra Bonita.
“Muitas pessoas perguntam se seremos capazes ou se acreditamos que será mesmo possível recuperar o Tietê e despoluir os rios paulistas. Respondemos que é nossa obrigação, pois os rios são nossos patrimônios e não podemos aceitar que continuem na condição atual”, afirma Mario Mantovani, diretor de Políticas Públicas da Fundação SOS Mata Atlântica.
Mantovani ressalta que “é difícil perceber os resultados que os investimentos em saneamento proporcionam na Capital, em regiões onde os rios e córregos estão praticamente inacessíveis. Para que possamos engajar as comunidades nas ações de despoluição é fundamental reaproximar as pessoas dos rios e córregos”.
Com o projeto “Observando o Tietê“, que forma grupos de monitoramento da qualidade da água em comunidades da Região Metropolitana de São Paulo e no Médio Tietê, a SOS Mata Atlântica instrumentaliza as pessoas e entidades locais para que possam medir, mensalmente, a qualidade da água dos rios próximos as suas casas

Fonte: 19/09/2013 - 10:11


BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br